segunda-feira, 15 julho, 2024
spot_img

Frente discute mobilizações pela recomposição salarial de servidoras e servidores públicos

Rumores reforçam necessidade de monitoramento da articulação pró reforma administrativa

O requerimento de Comissão Geral em Plenário da Câmara dos Deputados já está em fase de coleta de apoiamentos. A informação foi confirmada pela assessoria do deputado Rogério Correia (PT/MG) em reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público nesta segunda-feira, 14. Pela Fenajufe, presença dos coordenadores Fabiano dos Santos e Roberto Policarpo. Da base, registro para o Sintrajud/SP, Sindiquize (15ª Região SP), Sintrajuf/PE e Sitra/AM-RR.

A Comissão Geral foi proposta pela Fenajufe e acolhida pelas demais entidades. Encaminhada pelos coordenadores da Frente – a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e Rogério Correi (PT/MG) – é um instrumento que permitirá que a recomposição salarial seja posta em debate na Câmara.

Policarpo agradeceu o empenho dos parlamentares e deu informes quanto às atividades da semana na Fenajufe, como a reunião com o Ministro Luiz Fux na terça-feira a tarde, uma vez que a pauta com o presidente do STF e do CNJ será, além da alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico – NS -, a recomposição salarial estará em discussão com o magistrado.

Também falando do calendário da semana que tem previsto um ato para 18 de fevereiro – aniversário do silêncio gritante do governo em relação à proposta de recomposição dos servidores e servidoras federais – o coordenador Fabiano dos Santos destacou também que a data ainda registra três anos que todas as categorias do funcionalismo civil na esfera federal, estão sem reajuste. O coordenador enfatizou a realização a plenária na próxima semana (23 de fevereiro) como um momento para envolver as bases das entidades nacionais nos estados, para a construção da greve do segmento pelo reajuste.

Reforma Administrativa

Com o retorno das atividades legislativas este mês, começou a circular também um buchicho entre parlamentares sobre a possibilidade de levar a PEC 32/20 – reforma administrativa – ao plenário da Câmara logo após a eleição. Em tese, com a votação já concluída, seria menor a pressão do “se votar não volta”. Apesar de a ideia não ter ainda ganhado força face a prioridade do momento – a campanha eleitoral – a mobilização contra a reforma deverá ser mantida.

►Calendário de atividades

A mobilização pela recomposição salarial conta com a seguinte programação:

– 18/2 – Dia de mobilização dos servidores em Brasília e nos Estados;

– 23/2 – Plenária Nacional de Entidades e Servidores Públicos;

– 8/3 – Manifestação do Dia Internacional da Mulher – contra a violência verbal e pessoal à mulher;

– 9/3 – Indicação de paralisação.

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Foto/Crédito: FENAJUFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8594-frente-do-servico-publico-discute-mobilizacoes-pela-recomposicao-salarial-de-servidoras-e-servidores-publicos

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?