sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reúne entidades e discute mobilizações do 18 de janeiro

Calendário definitivo de atividades será divulgado após reunião do Fonasefe, na sexta-feira, 14. Na pauta, PEC 32 e reajuste

Entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público realizaram a primeira reunião de 2022 nesta segunda-feira, 10. Na pauta, a mobilização das diversas categorias do serviço público federal, em defesa da recomposição salarial. Pela Fenajufe, presença dos coordenadores Fabiano dos Santos, Roberto Policarpo e Thiago Duarte.

Depois de uma campanha vitoriosa em 2021, coroada pelo barramento da reforma Administrativa, servidoras e servidores públicos têm mais um desafio acrescentado à lista. Derrotada em dezembro, mal a PEC 32 saiu de cena, os alertas dos serviços públicos se acenderam quando o Congresso Nacional aprovou reserva de R$ 1,8 bilhões para reajuste salarial a carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e outras do Ministério da Justiça.

Agora, ao lado da derrubada efetiva da PEC 32, a batalha é pelo reajuste salarial de todas as carreiras do serviço público. E para isso, a ordem é mobilização, já no início do ano. Com o governo se negando a negociar reajuste ao conjunto dos servidores e servidoras, privilegiando apenas setores que apoiam o projeto político de Bolsonaro, a resposta do funcionalismo é a greve.

Desde dezembro com a aprovação do Orçamento da União para 2022, as categorias desprezadas pelo governo se organizam. O primeiro ato do ano acontece no 18 de janeiro com um dia de paralisação. Mas o calendário oficial será definido nas sexta-feira, 14, em reunião do Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público, o Fonasefe.

Em sua intervenção, o coordenador da Fenajufe, Roberto Policarpo, explicou que a pauta salarial, no Judiciário, já está em discussão através da Comissão Permanente de Carreira e que o reajuste diferenciado, é um elemento a mais que motiva a luta. Policarpo destacou ainda a necessidade da luta conjunta, unitária, para atingir os objetivos:

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público volta a reunir-se até 31 de janeiro para definir as atividades ao longo do próximo período.

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8467-frente-parlamentar-mista-do-servico-publico-reune-entidades-e-discute-mobilizacoes-do-18-de-janeiro

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?