terça-feira, 23 abril, 2024
spot_img

G7 alerta Rússia para consequências econômicas “massivas” em caso de invasão

Ministros da Economia de países do grupo emitiram comunicado conjunto ameaçando impor sanções financeiras com efeitos imediatos na economia russa

Os ministros da Economia dos países do G7, grupo de grandes economias ocidentais, alertaram a Rússia, nesta segunda-feira (14), sobre consequências econômicas “massivas” caso decida invadir a Ucrânia, a cuja economia também prometeram apoio rápido e decisivo.

“O aumento contínuo das forças armadas russas nas fronteiras da Ucrânia é motivo de grande preocupação”, escreveram em comunicado conjunto.

“Nós, os ministros das Finanças do G7, destacamos nossa prontidão para agir rápida e decisivamente para apoiar a economia ucraniana”, acrescentam.

“Qualquer outra agressão militar da Rússia contra a Ucrânia será recebida com uma resposta rápida, coordenada e vigorosa”, completa o texto.

“Estamos preparados para impor coletivamente sanções econômicas e financeiras que terão consequências massivas e imediatas na economia russa”, concluem.

Chanceler alemão alerta Rússia sobre sanções

Neste domingo (13), o chanceler alemão Olaf Scholz alertou a Rússia sobre sanções imediatas e “reações duras” se o país atacar a Ucrânia, mantendo um tom duro antes da reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, que será realizada nesta semana.

Scholz viaja para Kiev na segunda-feira (14) para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e para Moscou na terça-feira (15) para se encontrar com Putin, como parte dos esforços diplomáticos para aliviar as tensões. Ambas as viagens serão para sondar como garantir a paz entre os países.

“Um acordo militar contra a Ucrânia que coloque em risco sua integridade territorial e soberania resultará em duras reações e sanções que preparamos cuidadosamente e que podemos colocar em vigor imediatamente, junto com nossos aliados na Europa e na Otan”, disse Scholz em breves comentários a repórteres.

Os Estados Unidos disseram que os militares russos, que têm mais de 100.000 soldados concentrados perto da Ucrânia, podem invadir a qualquer momento. A Rússia nega ter tais planos e diz que suas ações são uma resposta à agressão dos países da Otan.

Berlim não espera resultados concretos dos encontros, disse uma fonte do governo.

“O chanceler deixará claro que qualquer ataque à Ucrânia terá consequências pesadas. E que não se deve subestimar a unidade entre a União Europeia, Estados Unidos e Grã-Bretanha”, disse a fonte do governo alemão.

Por Thomas Escritt da Reuters, em Berlim

Foto/Crédito/Reprodução: CNN Brasil

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/g7-alerta-russia-para-consequencias-economicas-massivas-em-caso-de-invasao/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?