domingo, 28 abril, 2024
spot_img

Gente que Inspira: TST homenageará mulheres que atuam por uma sociedade mais justa e igualitária

Evento, em março, também marcará a adesão do TST ao Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos

O Tribunal Superior do Trabalho lançou o projeto “Gente que Inspira”, iniciativa para valorizar a pluralidade cultural e a diversidade humana a partir de trajetórias e da atuação de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e igualitária. O destaque é dado especialmente a quem pertence ou é aliado de grupos sociais historicamente vulnerabilizados, como mulheres, pessoas negras, com deficiência ou idosas, jovens e pessoas da população LGBTQIAP+.

“Com essa iniciativa, o TST quer homenagear e contribuir para dar ainda maior visibilidade às trajetórias dessas pessoas, cujas histórias e cujo trabalho têm grande importância para a construção de uma sociedade justa e fraterna”, explica o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa. “Com isso, espera-se que mais pessoas se sintam inspiradas a dar o seu melhor nesse processo de construção coletiva, multiplicando ideias e conexões que potencializem o avanço rumo a uma sociedade mais justa e equânime, onde se viva em condições dignas e se exerça a cidadania”.

Mulheres

Diferentes ações temáticas serão contempladas, sempre com o objetivo de ampliar a divulgação de experiências de vida e de atuações que estão gerando impacto social. Na primeira edição do projeto, o TST homenageará mulheres inspiradoras: a presidente do STF, ministra Rosa Weber; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a presidente de honra da Federação  Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira; e a desembargadora aposentada da Justiça do Trabalho Anna Acker.

A solenidade está marcada para o dia 16 de março, às 11h, na sede do TST.

Inscreva-se para acompanhar o Gente que Inspira – Mulheres

Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos

O evento também marcará a adesão do TST ao Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, que visa ao estabelecimento de cooperação técnica e operacional para adoção de medidas voltadas à concretização dos Direitos Humanos no âmbito do Poder Judiciário.

O Pacto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inspirada na sua Recomendação 123/2022, no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário observem os tratados internacionais de Direitos Humanos e a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Escolhas

Um comitê gestor foi selecionado para definir as temáticas e as personalidades a serem homenageadas e entrevistadas pelo projeto Gente que Inspira ao longo de 2023. Integram esse grupo a ministra Kátia Arruda (coordenadora) e os ministros Evandro Valadão (vice-coordenador) e Alberto Balazeiro, além da juíza auxiliar da Presidência Gabriela Lenz de Lacerda e das servidoras Natália Pianegonda e Raquel Santana.

O projeto foi criado pelo Ato TST.GP 4/2023, publicado em janeiro, e está embasado no Plano Estratégico 2021-2026 do TST, que tem como princípios a valorização das pessoas e do trabalho decente e o respeito à diversidade e à sustentabilidade.

Fonte: CSJT

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?