sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Governo do Pará realiza extensa programação para marcar 60 anos do Golpe-Civil Militar de 1964

Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) promove exposição e seminário para momentos de reflexão sobre o passado recente

Para marcar os 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) realiza, a partir da próxima quinta-feira, dia 28, uma programação intensa, com a exposição “Memórias da Ditadura”, o seminário “60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964” e, ainda, um show musical da Amazônia Jazz Band. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará (PPHist/UFPA).

A programação terá início na quinta-feira, com a abertura da exposição “Memórias da Ditadura”, na Casa das Onze Janelas, a partir das 9h. A mostra conta com documentos históricos, que remetem a processos instaurados na época da ditadura no Pará. São obras de arte; fotografias; matérias de jornais do período, que tratam sobre a temática; textos acadêmicos, entre outras peças.

Segundo o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) da Secult, Armando Sobral, a exposição apresentará “elementos históricos e também o reflexo na produção artística contemporânea e da época do golpe”.

De acordo com Sobral, a mostra interliga o campo da historiografia e da cultura. “Eles estão interligados num pensamento crítico, sobre o que foi o golpe e os sintomas do golpe, que retornam no presente com os movimentos da extrema-direita, como o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023. Então, é um olhar para a história, mas também é um olhar para o presente”, definiu.

A partir do dia 1º de abril, terá início o “Seminário dos 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964”, que trará a Belém grandes nomes ligados à temática do golpe para debates e palestras, como é o caso do jornalista, ex-deputado federal e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, além do atual assessor do Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que também foi preso político pela ditadura militar, ex-deputado estadual e federal, jornalista e escritor.

Durante o Seminário, serão debatidos assuntos como “As Marcas da Ditadura na História do Tempo Presente no Pará (nomes de municípios, ruas, cidades, praças e escolas que homenageiam ditadores brasileiros)”, “As ditaduras militares na Argentina, Brasil e Chile”; “As políticas de reparação do Estado brasileiro”, entre outros. Também haverá o lançamento de dois livros: “Constituinte – Avanços, Heranças e Crises Institucionais”, de Genoíno Netto;  e “A Amazônia e os 60 anos da ditadura militar no Brasil”, da secretária adjunta da Seirdh, Edilza Fontes, em parceria com o professor doutor Thiago Broni.

Toda a programação é gratuita e, no dia 5, final do evento, haverá um show com a Amazônia Jazz Band, a partir das 20 horas, na Casa das Onze Janelas, com repertório voltado para músicas de resistência.

“Nós temos 60 anos de memória da ditadura militar no Brasil e os acontecimentos recentes do País, especificamente o 8 de janeiro como principal deles, fazem ver que é muito importante o que estamos fazendo, porque, sem a memória do que aconteceu no passado, não temos como manter o estado democrático de direito e as nossas liberdades civis.  É importante termos consciência de que, por essas liberdades, brasileiros foram mortos, desaparecidos, torturados, presos ilegalmente, perseguidos e exilados. Então, o que nós estamos fazendo é a memória desse passado, pensando em construir mecanismos de não repetição e políticas públicas eficientes, que levem consciência da importância de nós todos nos unirmos em torno do estado democrático de direito”, destacou o secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos.

Todos os eventos contam com entrada gratuita. Confira a programação completa .

Exposição “Memórias da Ditadura”

Abertura: 28/03

Horário: 9h

Visitação: De 28/03 a 07/04

Local: Casa das Onze Janelas

“Seminário dos 60 anos do Golpe-Civil Militar de 1964”

Datas: De 01 a 05/04

Horário: Das 9 às 17h

Locais: Auditório do IGEPPS e UFPA

Pré-inscrições pelo email seminario1960.seirdh@gmail.com ou presencialmente nos dias do evento.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?