O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e representantes da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) assinaram, nesta segunda-feira (15/7), acordo resultante da mesa de negociação aberta com a categoria.
O acordo firmado com os servidores da carreira de EPPGG prevê reestruturação da carreira e ganho acumulado médio, entre 2023 e 2026, que cobre toda a inflação prevista para o atual governo e parte das perdas de gestões anteriores.
Para o secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, as negociações com os servidores são desafiadoras, porém têm trazido resultados importantes e que merecem ser comemorados. “Estamos chegando aos melhores acordos que a conjuntura permite e, apesar das dificuldades, o momento é bem melhor do que nos seis anos antes do atual governo, quando não havia nenhum diálogo com os servidores e caminhávamos para o autoritarismo”, afirmou.
Mesas de negociação
O governo se comprometeu com as entidades representativas dos servidores públicos a implantar até julho deste ano todas as mesas específicas de carreiras que ainda não tinham sido abertas no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Na última semana, o MGI concluiu o processo de instalação das mesas de negociação específicas, com abertura da mesa dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Até agora foram 21 acordos assinados, sendo 18 resultantes de negociações de mesas específicas e dois da Mesa Central (reajuste linear de 9%, em 2023, e reajuste dos auxílios em 2024).
Foto/Crédito: Washington Costa / MGI
Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/governo-federal-assina-acordo-com-especialistas-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental