terça-feira, 16 julho, 2024
spot_img

Lei de Cotas e PEC dos quinquênios: expectativa na CCJ do Senado

Executivo corre contra o tempo para renovar ação afirmativa, enquanto Judiciário monitora proposta de adicional por tempo de serviço

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), elencou duas propostas de interesse direto do Executivo, do Judiciário e de segmentos do funcionalismo como as primeiras da pauta da próxima reunião do colegiado, marcada para esta quarta-feira (17/4). Na lista, o PL que renova a lei de cotas e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede adicional por tempo de serviço de 5% a magistrados, promotores e procuradores da República da ativa, aposentados e pensionistas, além de outras carreiras, a cada 5 anos.

Após acordo com o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), o projeto de lei de cotas está listado como o 1º item da pauta da reunião. O avanço da proposta na CCJ é crucial para o governo, considerando que a atual lei de cotas perde validade no dia 9 de junho. Se for aprovado na comissão, em votação terminativa, o texto ainda deve passar pela Câmara dos Deputados. A proposta, relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), incorpora os principais pontos discutidos no Executivo ao longo de 2023.

De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o texto original foi modificado para ampliar de 20% para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos e nos processos seletivos simplificados. O PL ainda estabelece que a cota é válida sempre quando o edital oferecer duas ou mais vagas. Essa mudança tem por objetivo coibir as recorrentes burlas à ação afirmativa verificadas ao longo de dez anos de vigência da atual legislação, em especial nas universidades federais.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?