sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Mês do Orgulho LGBTQIAP+: TRT8ª celebra diversidade com programação especial

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAP+. O período é marcado por diversos movimentos que comemoram a luta, desabafo, e expressão político e social dessa população.

Revolta de Stonewall

O movimento teve início no final da década de 1960, nos Estados Unidos, quando em 28 de junho de 1969 os frequentadores do Stonewall Inn, um bar gay no vilarejo de Greenwich, em Nova York, se revoltaram contra a perseguição policial de seus membros, dando origem ao movimento LGBT+ de hoje.

Leia mais:Do orgulho aos desafios: 28 de junho e a luta LGBT no Brasil

O que significa LGBTQIA+
 
O movimento se identificava inicialmente como GLS, o “S” representava os simpatizantes, pessoas aliadas à causa. Mas quando a sigla se tornou insuficiente para representar as demais identidades, uma nova sigla surgiu e hoje é composta por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não binárias e intersexo por mais visibilidade.
 
L: Lésbicas
Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.
 
G: Gays
Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.
 
B: Bissexuais
Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.
 
T: Transexuais
Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.
 
Q: Queer
O termo “queer”, traduzido como “estranho”, é uma forma de reconhecer as pessoas que não se encaixam no que impõe a estrutura heterossexual, que valida como “norma” se sentir atraído somente pelo gênero oposto.
 
I: Intersexo
Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.  
 
A: Assexual
Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.
 
P: Pansexual
Quem sente atração por gente de todas as identidades de gênero ou pelas qualidades de alguém independentemente da identidade de gênero.
 
+: Abrange as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.
 
TRT8ª celebra o Orgulho
 
No país que mais mata pessoas LGBTQIA+, o mês de junho é repleto de programações com o objetivo de reafirmar os direitos e garantias do grupo.
 
Como forma de celebrar e marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região está promovendo uma extensa programação que teve início no dia 20 de junho e segue até o dia 1 de julho.
 
Elaborada e coordenada pelo Grupo de Diversidade do TRT-8, que conta com a participação de dois representantes da sociedade civil, sendo um da Rede Paraense de Pessoas Trans e outra da Rede Trans Brasil. 
 
 
 
Serviço: Programação alusiva às comemorações ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
 
Quando: 27 de junho a 01 de julho de 2022
 
Local: Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região – TRT-8 – Rua Dom Pedro I, nº 746 – Bairro: Umarizal
 
Realização: Grupo de Diversidade do TRT-8, Rede Paraense de Pessoas Trans EJUD8 e Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região
 
Apoio: Rede Nacional de Pessoas Trans, Instituto Universidade Popular, Gestor Consultoria e Movimento LGBTI do Pará.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?