sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Momento histórico: Sindjuf-PA/AP prestigia posse da Desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, primeira mulher negra a integrar o TRT8

O Sindjuf-PA/AP marcou presença na tarde desta segunda-feira, 5 de janeiro de 2021, na cerimônia de ratificação de posse da desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, primeira desembargadora negra do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

O Sindicato foi representado por sua coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Nilce Figueira, servidora aposentada do Regional.

Em seu discurso, a desembargadora expressou seus cumprimentos às centrais sindicais, sindicatos e entidades de representação da sociedade civil, bem como aos trabalhadores e trabalhadoras, destacando seus 37 anos de experiência na advocacia e o simbolismo do cargo que agora assume.

“A minha nomeação, além de reconhecer minha trajetória como advogada, representa uma vitória coletiva, da advocacia como um todo, da advocacia trabalhista, das mulheres, das mulheres advogadas, das pessoas negras, das entidades de representação social, do movimento sindical e das classes antes consideradas desfavorecidas”, afirmou a desembargadora em seu discurso.

Ela também enfatizou seu compromisso com a missão de julgar e aplicar as normas e princípios visando a proteção e o combate às desigualdades, bem como a erradicação do trabalho degradante.

Após a formalização do termo de ratificação, a nova desembargadora foi honrada com a comenda Grã Cruz.

A Desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão assumiu o cargo após ser nomeada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em 22 de dezembro de 2023, ocupando a vaga do Quinto Constitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil. Ela sucedeu o desembargador Mário Leite, representante do Ministério Público do Trabalho, que se aposentou. O apoio à candidatura da desembargadora foi expresso pelo Sindjuf-PA/AP, que apresentou uma moção de apoio à indicação da Dra. Selma Leão, aprovada pela categoria durante a XXIII Plenária da Fenajufe.

*Foto: Secom TRT8

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?