Dirigentes debateram os impactos da reforma no setor público e como a sociedade será prejudicada 

A Fenajufe participou, na manhã desta terça-feira (11), do terceiro e último webinar realizado pelo Movimento a Serviço do Brasil sobre a PEC 32/20: “A reforma administrativa e o tráfico de influência na máquina pública”. O coordenador Luís Cláudio representou a Federação no evento.

Além da Fenajufe, participaram o vice-presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), Flávio Sueth, a coordenadora Regional Norte da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Anne Marques, e o diretor administrativo e financeiro da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Celso Malhani de Souza.

Os dirigentes debateram os impactos da reforma no serviço público e como a sociedade será prejudicada com a PEC 32/20: a falta de concursos públicos e aprofundamento da lógica patrimonialista; o tráfico de influência; o desmonte na estrutura do Estado brasileiro; alteração nos princípios da Administração Pública e a relação de segurança dos servidores – que estarão à mercê do governante que estiver no poder.

Sobre conscientizar à população sobre os efeitos nocivos da PEC 32, o coordenador Luís Cláudio indica que é preciso construir mais espaços de diálogo para mostrar a verdade já que a propaganda do governo, desde a EC 95/16 (teto de gastos), passando pela reforma trabalhista e reforma da Previdência não retratam a realidade. “E agora vão cortar mais serviços para a população com a reforma administrativa”, aponta.

Luis Cláudio frisa que é necessário repensar os mecanismos de comunicação e aproximação com a sociedade. “Nós vivemos um governo mentiroso. Em plena pandemia, com toda precariedade de atendimento, o governo diz que o serviço público está inchado, que o serviço público gasta muito, quando a realidade do dia a dia a gente percebe, de fato, nas escolas, nos hospitais, no Judiciário, em todo serviço que o cidadão precisa, nós precisamos de mais investimentos”, destaca Luis.

O coordenador afirmou, ainda, que a reforma administrativa institucionalizará uma nova carteirada. “A carteirada daquele que vai oferecer emprego público porque é amigo do político. Precisamos ser claros, a reforma vai acabar com o concurso público”, constata. Luis alerta que a reforma vai roubar todos os direitos da população.

Assista a íntegra do webinário:

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/reforma-administrativa/7688-movimento-a-servico-do-brasil-fenajufe-participa-de-webinario-sobre-a-pec-32-e-o-trafico-de-influencia-na-maquina-publica