quinta-feira, 18 abril, 2024
spot_img

NA AMAZÔNIA: Lula anuncia Belém como candidata a sediar Conferência do Clima em 2025, a COP-30

Lula, que já havia afirmado no Egito que quer a COP-30 na Amazônia, propõe Belém às vésperas do 407º aniversário da capital paraense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou, nesta quarta-feira (11), a candidatura de Belém para sediar a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a sediar a COP-30, em 2025. Durante a campanha, Lula defendeu a realização, na Amazônia brasileira, do principal evento internacional sobre o clima. Ele anunciou a decisão ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que foi recebido no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trata-se de mais um símbolo para se diferenciar da gestão anterior, marcada pelo total desastre na área ambiental. No governo Bolsonaro, desmatamento na Amazônia bateu recorde, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Lula postou um vídeo nas redes sociais anunciando a novidade. “Estou aqui com o companheiro Helder parabenizando ele pelos 407 anos que completa amanhã a cidade de Belém. E dando a boa notícia a ele que o Itamaraty formalizou a cidade de Belém como a cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP-30 em Belém”, disse o presidente.

🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/8gw7e6Yk6e

O governador, por sua vez, afirmou que Belém “estará de portas abertas para debater a Amazônia, discutir o clima no mundo e encontrar soluções”. “Espero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP”, completou o Lula.

Assim, Em novembro, já como presidente eleito, Lula participou da COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito. Na ocasião, ele anunciou que pediria à ONU para sediar a cúpula do clima no Brasil. Além de Belém, chegou a citar Manaus como possível cidade-sede. Na sequência, Lula foi a Lisboa, onde recebeu o apoio do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para a realização da conferência do clima no Brasil. Anteriormente, o presidente da França, Emmanuel Macron, já havia se manifestado no mesmo sentido.

Passado e futuro

Entre 2003 e 2014, o desmatamento na Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – caiu 82%. O esforço brasileiro nesse meio tempo fez da participação de Lula na COP-15, em 2009 em Copenhague, um dos momentos mais marcantes de sua política externa. 

Agora, Lula pretende fazer da agenda ambiental uma das principais bandeiras da agenda internacional do novo governo. A pauta também ganhou impulso com a escolha de Marina Silva, reconhecida internacionalmente, como a nova ministra do Meio Ambiente. Nesse sentido, o presidente tem alertado para o agravamento das condições climáticas em diversas partes do mundo. Para a Amazônia, ele defende a colaboração com os demais países da região para garantir a sua conservação e modos de exploração sustentáveis.

Foto/Crédito: Cayambe, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0>, via Wikimedia Commons

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/lula-belem-candidata-sede-cop-30-2025/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?