sábado, 27 abril, 2024
spot_img

No Amapá: ‘Grito dos excluídos’ pede prioridade a vida e faz críticas a desigualdades

Evento inicia com missa às 7h30, na Igreja de São José de Macapá.

A 28ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas ocorrerá nesta quarta-feira (7) e traz como temáticas a “Vida em primeiro lugar” e “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para Quem?”. O evento é organizado pelas Pastorais Sociais da Igreja Católica e Entidades Sindicais no Amapá.

A programação inicia com uma missa às 7h30, na Igreja São José de Macapá. Em seguida, os participantes seguem em caminhada pelo Centro da capital, com percurso que passará pela Praça Veiga Cabral, Rua Cândido Mendes e chegada ao Parque do Forte, onde ocorrerão movimentos e reflexões de temas sociais.

O coordenador do Conselho de Leigos e Leigas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte, Miguel Soares, explicou a importância do ato para dar visibilidade à pautas sociais.

“O grito dos excluídos e excluídas é termos um olhar sensível a falta de direito na construção de uma sociedade com pouca desigualdade. O grito de sofrimento de um é o grito de sofrimento de todos. Esse é o sentido do grito um grande mutirão pela vida”, explicou o coordenador.

A organização estima um público de 300 pessoas para a edição deste ano do evento.

Grito dos Excluídos e das Excluídas

O Grito dos Excluídos surgiu no Brasil em 1994. A primeira edição ocorreu em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. Em 1999, o manifesto rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

Trata-se de uma manifestação popular de força social, que defende a dignidade do povo, denuncia a violência institucional e cobra das autoridades a responsabilidade social.

Os manifestantes ocupam espaços públicos para exigir do estado acesso a direitos básicos e constrói ações organizadas politicamente a fim de fortalecer e mobilizar o povo a lutar por um projeto de sociedade mais igualitária, justa e fraterna.

Fonte: G1 AP, por Rafael Aleixo

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?