sábado, 20 abril, 2024
spot_img

No SBT News, Fenajufe alerta sobre as perdas inflacionárias e defende recomposição imediata para os servidores

Mobilização busca reposição das perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro; assista

A Fenajufe segue atuando para que a discussão da recomposição salarial para servidoras e servidores públicos ganhe cada vez mais a pauta nacional. O coordenador Thiago Duarte foi entrevistado pelo SBT News para falar sobre a mobilização do funcionalismo das três esferas pelo ‘reajuste já’ que visa a recomposição remuneratória de perdas inflacionárias dos últimos anos.

O coordenador explicou que os servidores buscam recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro — correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021 — e que, à medida que o tempo passa, as perdas aumentam diminuindo, assim, o poder aquisitivo dos trabalhadores.

Thiago destacou que o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais Fonasefe e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) protocolaram pedido de reunião com representantes dos Três Poderes para iniciar uma mesa de negociação: com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

O diretor lembrou que os salários do funcionalismo foram congelados no início da pandemia até dezembro de 2021 e que antes disso, a reforma da Previdência já havia diminuído os salários dos servidores.

Sobre abertura de diálogo, Thiago frisou a importância da reunião da Fenajufe com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, no dia 15 de fevereiro. Até o momento, servidores do Executivo e Legislativo não tiveram essa oportunidade.

► Assista a entrevista completa:

 

• Veja também: Na Jovem Pan News, Fenajufe fala sobre reunião com STF e reitera importância da recomposição salarial para os servidores

Calendário aprovado pelo Fonasefe:

07 a 11/02 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!;

14 a 25/02 – Jornada de Luta em estado de greve;

09/03 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.

Raphael de Araújo

Foto/Crédito: FENAJUFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8564-no-sbt-news-fenajufe-alerta-sobre-as-perdas-inflacionarias-e-defende-recomposicao-imediata-para-os-servidores

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?