quinta-feira, 2 maio, 2024
spot_img

No Senado, Fenajufe articula reunião com a presidência para tratar das pautas da categoria

Encontro se deu com assessoria do presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e tratou de não absorção de quintos, AQ/NS, Desjudicialização, VPNI/GAE entre outros

Mesmo em período de recesso legislativo a Fenajufe tem mantido o trabalho de atuação e articulação política. Após cumprimento de agenda desde o início desta semana, na última quarta-feira (26) a Federação esteve reunida com o assessor da presidência do Senado Federal, Izaías Faria de Abreu.

Como pauta os coordenadores Manoel Gérson e Paulo José levaram questões que preocupam a categoria como o projeto 6204/2019 que trata da “Desjudicializacão”, a derrubada do veto ao PL 2969/22 do Ministério Público da União (MPU), que sofreu veto nas emendas defendidas pela Federação, e aprovação do PL 2342 com as emendas promovidas pela Fenajufe sobre quintos, VPNI/GAE e AQ entre outros assuntos.

Sobre os temas, vale relembrar:

PL 6204/2019

No dia 08 de julho durante a votação do Projeto de Lei 4188/21 (Marco Legal das Garantias), no plenário do Senado, o relator do projeto senador Weverton Rocha (PDT-MA) retirou do seu relatório o item referente à desjudicialização/privatização da execução civil de título executivo judicial e extrajudicial.

A retirada do tema da desjudicialização do relatório foi uma vitória, mas requer mobilização da Federação e entidades contra aprovação de um tema tão sério que afeta diretamente os direitos constitucionais do acesso à justiça.

Leia mais (AQUI) 

PL 2969/22

Em maio o Senado vetou parcialmente o PL 2969/22. O projeto de lei, de procedência da Procuradoria Geral da República sofreu veto nos artigos 2º e 3º. Os vetos foram referentes às emendas defendidas pela Fenajufe, entre elas, a que estabelece o Nível Superior para técnicos do MPU, da essencialidade dos cargos à atividade jurisdicional e da Não absorção dos quintos ou décimos de função comissionada entre abril de 1998 e setembro de 2001.

Leia mais:

(AQUI)  e AQUI  

PL 2342/22

O projeto de lei dispõe sobre a criação de funções comissionadas e cargos efetivos no Quadro de Pessoal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e altera a Lei nº 11.416/ de 2006. O PL 2342 foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 10 de maio com emendas articuladas pela Federação.

No dia 20 deste mês, o Senado abriu uma consulta pública através do portal e-Cidadania com a enquete sobre a incorporação dos quintos ao PL. A Fenajufe reforça orientação aos sindicatos filiados para que divulguem a consulta e incentivem participação dos servidores em suas bases a votarem sim pela não incorporação.

Para votar, basta acessar (AQUI)

Os projetos serão rediscutidos na Comissão de Constituição e Justiça daquela casa legislativa, ainda sem data definida. A Federação articula intensificar as estratégias de atuação na volta do recesso legislativo marcado para a primeira semana de agosto.

Aos dirigentes, a assessoria de Rodrigo Pacheco se colocou à disposição para novo encontro na retomada dos trabalhos parlamentares.

Fonte: Da Fenajufe, Joana Darc Melo

*imagem destaque disponível em: Flickr | Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?