sábado, 27 abril, 2024
spot_img

No STF, Fenajufe entrega anteprojeto de reestruturação da carreira do PJU à Cármen Lúcia

A ministra ressaltou a necessidade de uma “revolução” na carreira para adequá-la aos diversos fazeres dos cargos e às demandas atuais

A Fenajufe participou de audiência com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, nessa quarta-feira (13). Na ocasião, a Federação apresentou o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU), bem como destacou a importância da valorização da categoria.

Participaram as coordenadoras plantonistas Lucena Pacheco e Soraia Marca, acompanhadas da assessora técnica Vera Miranda e do assessor institucional Alexandre Marques. Confira o informe gravado após a reunião:

A ministra Cármen Lúcia demonstrou grande interesse na reestruturação da carreira, enfatizando que a atualização é crucial, considerando que a carreira dos servidores do PJU está defasada. Ela ressaltou a necessidade de uma “revolução” na carreira para adequá-la aos diversos fazeres dos cargos e às demandas atuais. Além disso, a ministra destacou as dificuldades enfrentadas pelos servidores ao longo dos anos, enfatizando a estagnação da carreira frente ao avanço da tecnologia e as mudanças no mundo do trabalho, que não têm sido devidamente reconhecidas.

O anteprojeto foi elaborado com base nas diretrizes estabelecidas após encontros com os sindicatos de base em 2022 e no encontro nacional de carreira em maio de 2023, sendo consolidado e aprovado na XXIII Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe, realizada em novembro de 2023.

Entre os principais pontos da proposta estão: salário equivalente aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; criação de uma carreira única para os três cargos; redução da diferença salarial entre técnicos e analistas com a superposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação; Teste de Aptidão Física (TAF) e regulamentação da polícia judicial.

► Conheça o anteprojeto AQUI.

Durante a audiência, a ministra também mencionou que o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo, já havia mencionado o anteprojeto. A Fenajufe protocolou a proposta no STF em 13 de dezembro de 2023 e, posteriormente, em janeiro deste ano, entregou pessoalmente o documento em audiência com o DG. Esse fato evidencia que a demanda dos servidores está ganhando cada vez mais atenção das autoridades responsáveis, o que pode contribuir significativamente para a viabilização da proposta.

O anteprojeto será discutido mais detalhadamente no Fórum de Carreira do CNJ, onde o Plano de Cargos e Salários (PCS) será delineado como resultado dessas conversas, posteriormente será submetido pelo STF como projeto de lei ao Congresso Nacional para análise legislativa.

Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Fernanda Miranda, da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10383-no-stf-fenajufe-entrega-anteprojeto-de-reestruturacao-da-carreira-do-pju-a-carmen-lucia

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?