As obras de acessibilidade na sede do Sindjuf-PA/AP estão em ritmo acelerado. Iniciado em outubro deste ano, o projeto arquitetônico busca adaptar o prédio para atender melhor pessoas com deficiência (PCD) e idosos, garantindo mais conforto e inclusão.
As intervenções incluem a adaptação do banheiro térreo e a instalação de uma plataforma elevatória, permitindo o acesso ao segundo pavimento da sede. Essas mudanças atendem a uma antiga reivindicação da categoria, especialmente em um contexto de envelhecimento da base de filiados, que conta com muitas pessoas idosas.
Um sonho antigo se tornando realidade
De acordo com o coordenador de Administração e Organização Sindical, José de Ribamar França Silva, o projeto é fruto de um sonho antigo que, finalmente, está saindo do papel.
“Nós tínhamos um grande sonho, que também era uma reivindicação de parte da categoria: a questão da acessibilidade. Nosso objetivo era construir um banheiro adaptado para PCDs e instalar uma plataforma elevatória, possibilitando que nossos companheiros com dificuldades de locomoção tivessem acesso ao administrativo, jurídico e à sala de conferência. Sabemos que nossa categoria está envelhecendo e muitos já enfrentam dificuldades para se locomover. Realizar essa ampliação é uma grande conquista para garantirmos mais conforto e uma recepção digna aos nossos filiados”, destacou Ribamar.
Compromisso com a inclusão
A iniciativa reforça o compromisso do Sindjuf-PA/AP em promover a inclusão e atender às demandas de todos os seus filiados, independentemente de suas condições físicas. Com as obras avançando diariamente, a previsão é de que a sede esteja completamente adaptada em breve, marcando um importante passo para a acessibilidade e o bem-estar dos membros da entidade.
Além de atender às exigências legais, o projeto simboliza o respeito e a valorização dos filiados que contribuíram e continuam contribuindo para a luta sindical. O sindicato espera que a conclusão das obras fortaleça ainda mais o vínculo com seus associados, promovendo um ambiente mais acolhedor e acessível para todos.