O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará convida o público para a abertura da exposição PAOLO RICCI 53 ANOS DE CORES ÍTALO-AMAZÔNICAS, que acontece nesta quarta-feira, 14, às 18h30.
A exposição organizada pela filha do artista, Marta Ricci, reúne um acervo de pinturas selecionado por meio do Edital de Pautas Externas 2024 do CCJE e tem por objetivo traçar uma retrospectiva da carreira e do legado de Paolo Ricci.
Quem foi Paolo Ricci?
Paolo Ricci nasceu em Lucca, na Itália, em 08 de setembro de 1925 e faleceu em 08 de maio de 2011 em Belém do Pará. Filho de italianos que vieram morar na Ilha do Marajó ainda na época áurea da borracha, realizou toda sua formação em Belém, onde se graduou em Direito e onde exerceu por várias décadas a advocacia e o jornalismo. A infância e juventude no Marajó transformaram o jovem Ricci, apesar de sua origem italiana, em um verdadeiro “homem amazônico”, fato que refletiu na sua arte, no seu modo de vida, nas suas percepções e nas lembranças felizes dos tempos marajoaras.
Ricci foi cronista, poeta, romancista e artista plástico de expressão internacional. Integrava a Academia Paraense de Letras – APL.
Serviço:
Abertura da exposição PAOLO RICCI 53 ANOS DE CORES ÍTALO-AMAZÔNICAS
Hora: 18h30
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, Rua João Diogo, 254, bairro da Campina.
Foto/Crédito: Arte: Thalles Puget / Ascom do TRE do Pará
Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Agosto/paolo-ricci-e-tema-de-exposicao-no-centro-cultural-da-justica-eleitoral-do-para