sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Participação massiva de mulheres é destaque e fortalece 6º Contec

Encontro aconteceu no sábado (29); pela primeira vez intervenções femininas foi em igualdade com masculina e ganhou destaque nos debates

No último sábado do mês de janeiro (29), a Fenajufe realizou o 6º encontro dos técnicos de servidoras e servidores do PJU e MPU.O evento estava sendo aguardado com muita expectativa pela categoria.

Pela primeira vez, a participação feminina nos debates foi em igualdade com a dos homens. A paridade prevista no Regimento Interno (RI) foi cumprida em sua totalidade. A cada intervenção masculina, houve uma feminina.

Comparando o número geral de participantes no encontro, a representatividade feminina nos debates superou a masculina. Nesse sentido, é importante registrar o destaque trazido pelas mulheres ao 6º Contec.

Lucena Pacheco que esteve presente em todas as mesas confirma que o 6º Contec teve uma excelente participação feminina, “com propostas muito boas para instrumentalizar a luta dos (as) técnicos”

Para a coordenadora “a participação qualificada como sempre das mulheres, nesse encontro especialmente, foi bastante expressiva. É muito importante o protagonismo das mulheres, podemos e devemos ocupar nossos lugares nesses e em todos espaços”.

As coordenadoras Elcimara Souza e Juscileide Rondon também tiveram participação ativa do início ao fim no evento e concordam que o feito foi  bastante positivo e fortaleceu  a representatividade  feminina nos eventos da Federação.

Juscileide afirmou que a participação efetiva das mulheres foi excelente e “nunca observada nas outras edições do encontro”. A dirigente ressaltou que “o grau das discussões apresentadas pelo público feminino foi de profundo amadurecimento”.

O 6º Contec da Fenajufe foi recheado de ricas discussões entre elas, a mudança no nível de escolaridade como requisito para ingresso na carreira (NS). O tema foi debatido com intensidade no Fórum Permanente de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021.

O encontro lembrou  ainda que há 20 anos a Federação iniciou o debate sobre a mudança de escolaridade para técnicos, mas que o tema só voltou ao centro das discussões em 2015 com a aprovação da continuidade da luta na Plenária de João Pessoa (PB).

A evidente participação cada vez maior das mulheres nos vários segmentos, seja nos espaços políticos, sociais, mercadológicos e sindicais contribui para conquista da igualdade, quebrar paradigmas e assim desconstruir o machismo ainda enraizado na sociedade.

A Fenajufe defende igualdade de gênero e orienta os sindicatos de base a respeitar a paridade em seus encontros e atividades.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Foto/Crédito: Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8540-participacao-massiva-de-mulheres-e-destaque-e-fortalece-6-contec

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?