quinta-feira, 25 abril, 2024
spot_img

PAS/TRT8: Beneficiários aprovam prestação de contas da Diretoria Executiva do Plano de Saúde do Trabalho da 8.ª Região

Reunidos na tarde dessa terça-feira (28), as beneficiárias e os beneficiários do Plano de Assistência à Saúde da Justiça do Trabalho da 8.ª Região – PAS/TRT8, aprovaram por unanimidade o relatório anual e a prestação de contas referente ao exercício de 2022.

A Assembleia Geral Ordinária foi conduzida pelo Presidente da Diretoria Executiva do Plano, Desembargador Sérgio Rocha, pela Desembargadora Suzy Koury, membro do Conselho Superior Deliberativo do PAS8ª, e pela coordenadora do Plano, Simone Pípolos.

As contas já estavam aprovadas pelo Conselho Deliberativo, sendo apresentadas com o parecer do Conselho Fiscal.

Durante a leitura do relatório financeiro, foi informado que no exercício de 2022, o saldo disponível do plano era de um pouco mais de 32 milhões, este valor representa um acréscimo de 26,3% se comparado ao exercício de 2021. Já as Receitas no ano de 2022, ficou um pouco mais 27 milhões, representando um acréscimo de 6,56%, se comparado ao exercício de 2021. O item Despesas apresentou o valor de 21 milhões, 521 mil, 704 reais e 4 centavos, representando um acréscimo de 13,40% se comparado ao exercício de 2021. O Resultado Social de 2022 apresentou um superavit de 6 milhões, 95 mil, 390 reais e 23 centavos e o relatório concluiu que ao longo dos últimos 4 anos, o Plano apresentou um superavit em torno de 18 milhões.

Outro momento da Assembleia, muito esperado pelos beneficiários, era a Eleição dos membros e suplentes do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do Plano para o biênio 2023/2025. Apesar da expectativa, a Diretoria Executiva já estava munida de indicações para os cargos, que foram aceitas pelos usuários que estavam participando de forma presencial e virtual.

O Sindjuf-PA/AP, que esteve representado pelo coordenador de Administração e Organização Sindical, Severino Portilho Vilhena e pela Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Nilce Figueira.

Atenção à saúde

Durante a Assembleia também foi informado que a Administração pretende manter o Programa de atenção primária à saúde, cujo objetivo é realizar exames de rotina em um único dia, porém este programa está disponível, por enquanto, apenas para servidores na ativa, com exceção dos servidores fora da sede.

Hospital Sírio-Libanês

Os membros do Plano também informaram que em São Paulo, os beneficiários contam com a assistência hospitalar de alto nível, sem precisa pagar nada, apenas a taxa administrativa da Cassi. No entanto, está em fase de negociação o convênio com o Hospital Sírio-Libanês, porém a negociação está encontrando problema em relação à tabela de preços, que neste Hospital é uma das mais caras do mercado.

Compensação de valores

Foi informado durante a Assembleia que no próximo mês de março haverá uma análise financeira para verificar a possibilidade de manutenção do reembolso de valores despendidos pelos beneficiários titulares com o pagamento de suas contribuições mensais e de seus dependentes. A decisão será comunicada em breve aos beneficiários.

Atendimento aos beneficiários fora da capital

Ao serem questionados sobre os projetos que visam melhorar o atendimento para os beneficiários que não se encontram na capital, os membros do Plano informaram que a administração do PAS-8 irá se deslocar para fora da sede em busca da ampliação da cobertura nos demais municípios, tanto no Pará, como no Amapá. É importante ressaltar que a melhoria do atendimento aos usuários fora da sede é uma demanda recorrente do Sindicato, que já pautou o assunto em reuniões anteriores.

Débitos e falecimento de titulares

Outra demanda em estudo é a contratação de um seguro para assegurar as despesas oriundas do falecimento de titulares que por ventura deixem débitos no Plano. Esta é uma iniciativa que além de resguardar a saúde financeira do Plano, também visa amparar os dependentes dos titulares. A Administração também estuda implantar uma carência aos dependentes, para que em caso de falecimento do titular, estes tenham um tempo para se organizar e procurar outro Plano de assistência à Saúde, antes de serem desligados do PAS 8.

O Sindjuf-PA/AP esclarece que continuará acompanhando a condução e situação do Plano de saúde das servidoras e servidores do TRT8ª.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?