No mesmo dia, ocorrerá a reunião plenária do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU no CNJ
Assim como ocorreu em agosto (relembre aqui), a Diretoria Executiva da Fenajufe deliberou – após avaliação do processo de negociação acerca da reestruturação da carreira e a atuação no Fórum Permanente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – por indicar aos sindicatos de base a realização de um Dia Nacional de Mobilização para 19 de setembro, em Brasília e nos estados. No mesmo dia, acontecerá a reunião plenária do Fórum na sede do Conselho.
A Federação orienta que a entidades de base enviem representações para o ato/vigília que ocorrerá em frente ao CNJ, durante a reunião do Fórum. Além disso, a Fenajufe também orienta a realização de assembleias, como forma de mobilização nos estados, para discussão do calendário do Fórum e das seguintes pautas:
• Antecipação da terceira parcela de 2025 para 2024;
• Reestruturação da malha salarial – compromisso do Supremo Tribunal Federal (STF) para 2025;
• Principais pontos da reestruturação da carreira utilizando a seguinte argumentação: disputa orçamentária com a magistratura; precarização da força de trabalho (residência jurídica, livre contratação para assessor) e reposição de quadros com cargo efetivo.
A mobilização continuará, ainda no dia 19, no período da tarde, às 14 horas, em frente ao STF, horário da sessão de plenário. A Fenajufe destaca que é importante manter a categoria mobilizada com o reforço das visitas aos locais de trabalho, divulgação nas redes sociais, colocação de faixas nos tribunais, entre outras ações.
Com o objetivo de construir uma luta nacional unificada e coesa em todo o País, a Federação disponibilizou material de apoio aos sindicatos com as artes da mobilização: faixas, banners, cartazes, etc. Ainda no ofício encaminhado às entidades de base, existe a previsão de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE).
Raphael de Araújo, da Fenajufe
Fonte: Fenajufe