sexta-feira, 19 abril, 2024
spot_img

PEC 32: Plenária aprovou construção de manifesto e defendeu unidade e rigor nas mobilizações

Evento reuniu mais de 300 pessoas do serviço público em unidade contra os ataques do governo e  discutiu greve geral do funcionalismo

Entidades representantes das três esferas do serviço público estiveram reunidas neste sábado (13), em plenária que credenciou mais de trezentas pessoas. O evento teve como principal objetivo ampliar e fortalecer a luta em defesa dos serviços e servidores públicos.

O evento foi um chamamento das Centrais Sindicais e do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais -FONASEFE- no sentido de reforçar a unidade das categorias para o enfrentamento contra os ataques do governo BolsoGuedesLira.

A atividade apresentou vídeos com a temática da destruição do estado brasileiro promovida com aprovação da reforma administrativa. O fortalecimento da luta é urgente no momento diante manobras articuladas pelo governo para aprovar as propostas a todo custo.

Representando a Fenajufe e o Fonasefe, o coordenador Fabiano dos Santos falou do compromisso do Fórum no combate à reforma administrativa e da importância de manter a unidade para derrotar o projeto.

Fabiano afirmou ainda que “a PEC 32 é um dos maiores ataques do governo aos servidores públicos e que “a luta unitária é o caminho de muitas lutas que teremos pela frente”. Nesse sentido o coordenador chamou a todas e todos para agregar aos atos #ForaBolsonaroRacista programados para ocorrer em todo país no dia 20.

O dirigente fez o chamado paro o dia 8 de dezembro como “Dia Nacional de lutas”, rumo à construção de uma greve geral unificada para “barrar  todos os ataques aos direitos da classe trabalhadora.”

O Dia da Consciência Negra se apresenta como oportunidade para união de vozes de resistência contra o racismo, a violência, a fome, a carestia e o desemprego que agride e mata o povo negro e a população pobre do Brasil. Abraçar e unificar essa luta também é pauta defendida pela Fenajufe.

Para a coordenadora Juscileide Rondon também presente na plenária, neste governo a mobilização deve ser constante. Concluindo, ela afirmou que “a luta terá de ser cotidiana. Todas as ações são contra a classe trabalhadora! TODAS!! só com maior mobilização barraremos as ” deformas!”

Os sindicatos de base Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE, Sisejufe/RJ,Sintrajufe/RS e servidores da base do Distrito Federal acompanharam a plenária.

Em manifestações gerais os dirigentes reafirmaram repúdio e indignação com as políticas genocidas do governo que contribuíram com o aprofundamento da fome, do desemprego, e das desigualdades sociais aumentando todas as formas de violência e intolerância no país.

Com essa avaliação houve consenso nas falas para construção de uma greve geral ainda neste ano e reforçaram a defesa do dia nacional de lutas, proposto pelas entidades para os dias 8 ou 15 de dezembro. A data será definida em unidade respeitando a realidade de participação de cada estado.

Todas as propostas apresentadas foram encaminhadas à Operativa. Até a próxima semana,manifesto em construção por 14 entidades será divulgado pela Operativa das Centrais Sindicais. 

Para finalizar a Fenajufe reforça a importância do engajamento nos atos e atividades antirracistas programados para o dia da Consciência Negra celebrado dia 20.

A #CampanhaForaBolsonaroRacista: traz como principais reivindicações  o lema: “queremos todos e todas terra, comida, trabalho, renda, moradia, transporte digno, saúde e educação. Queremos viver com respeito, num país livre do racismo! E por isso estaremos todos e todas nas ruas no dia 20 de novembro!”                  

Programação da semana:

16 /11:  Terça-Feira-nos Estados – Manter as atividades de pressão nos aeroportos de partida dos deputados, deputadas e senadores.

7 horas – Aeroporto de Brasília com tambores e ritmos Afro + Máscaras + Totens + lenços pretos + faixas: “Nem 23 nem 32, quem votar não volta”

16/11 – 14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados

17/11 – Quarta-feira

9 horas – Concentração no Espaço do Servidor  – Esplanada dos Ministérios – Bloco C

14 horas – Anexo II da Câmara dos Deputados

Apresentação Capoeira e Tambores

18 de novembro – Quinta-feira

10 horas – Anexo do Senado Federal.

 Ato com os Senadores contra a PEC 23 (Calote dos Precatórios)

Por Joana Darc Melo, da Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?