quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

PEC 63: quinquênios para magistrados poderão ser estendidos a todo funcionalismo

Se aprovada,emenda apresentada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) vai beneficiar todas servidoras e servidores públicos

Na última segunda feira (18), emenda apresentada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB/SE) à Proposição de Emenda Constitucional nº 63/2013 recebeu o número necessário de subscrições e está pronta para análise do plenário do Senado.

A proposta original contemplaria apenas magistrados e integrantes do Ministério Público com um acréscimo de 5% nos salários a cada cinco anos (quinquênios). Agora, caso a emenda seja aprovada,todo conjunto do funcionalismo público  será beneficiado.

A assessoria parlamentar da Fenajufe avalia ser importante que as entidades busquem diálogo com senadores de seus estados para defender a inclusão do conjunto do funcionalismo público na PEC. Importante ressaltar que os servidores e servidoras estão a mais de 5 anos sem aumento.

Em live realizada dia 08 de abril e transmitida pelo facebook da Federação, Antônio Augusto Queiróz (Toninho DIAP)afirmou que as emendas apresentadas podem ser uma “via” considerável para conquistar o aumento para categoria. A emenda favorece o  reajuste de forma indireta para todas e todos. 

O adicional por tempo de serviço foi retirado dos servidores públicos em 2009 e dos juízes em 2014. A emenda visa corrigir não só problemas exclusivos da magistratura e do Ministério Público. Sua aprovação cria “mecanismo de valorização do serviço público como um todo”.

Numerada como Emenda de Plenário nº 7, a matéria aguarda designação de relator para análise no Senado Federal. A providência respeita o princípio da isonomia, conforme cláusula da Constituição Federal (CF de 1988).

Joana Darc Melo

Foto/Crédito: Roque de Sá/Agência Senado (FOTOS PÚBLICAS) – imagem licenciável

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8779-pec-63-quinquenios-para-magistrados-poderao-ser-estendidos-a-todas-categorias-do-funcionalismo

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?