Evento promovido pelo TSE acontece um ano antes do pleito e promove a inspeção do sistema eletrônico de votação para garantir Eleições seguras e auditáveis.
Na tarde desta segunda-feira (4), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, participou da abertura do Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2022, realizado por videoconferência. Promovido pelo Supremo Tribunal Eleitoral, o evento tem o objetivo de apresentar as etapas e mecanismos de auditoria e segurança da urna eletrônica, permitindo o seu acompanhamento e fiscalização pelos partidos políticos e sociedade.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, realizou a abertura do evento frisando na necessidade de promover eleições limpas, seguras e auditáveis. Logo após, nas apresentações sobre o Clico, palestraram o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente da Costa Júnior e o Assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental, Célio Castro Wermelinger.
Contribuindo com a temática abordada na videoconferência, o presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, reiterou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir a segurança do processo eleitoral.
“O evento salientou a confiança que a urna eletrônica representa, devido aos níveis de segurança e transparência, além do resultado que é quase imediato. Fui juiz e promotor eleitoral e acompanhei toda esta evolução da operação, por isto confio no processo eleitoral”, declara o presidente do TRE Amapá.
O Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2022 marca a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais, que, segundo o TSE, são um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para o seu funcionamento. Esses códigos dos sistemas eleitorais são para a conferência pela sociedade e a sua abertura é realizada pela Justiça Eleitoral em anos eleitorais.