sexta-feira, 19 abril, 2024
spot_img

Presidente do TRE Amapá participa do Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2022

Evento promovido pelo TSE acontece um ano antes do pleito e promove a inspeção do sistema eletrônico de votação para garantir Eleições seguras e auditáveis.

Na tarde desta segunda-feira (4), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, participou da abertura do Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2022, realizado por videoconferência. Promovido pelo Supremo Tribunal Eleitoral, o evento tem o objetivo de apresentar as etapas e mecanismos de auditoria e segurança da urna eletrônica, permitindo o seu acompanhamento e fiscalização pelos partidos políticos e sociedade.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, realizou a abertura do evento frisando na necessidade de promover eleições limpas, seguras e auditáveis. Logo após, nas apresentações sobre o Clico, palestraram o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente da Costa Júnior e o Assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental, Célio Castro Wermelinger.

Contribuindo com a temática abordada na videoconferência, o presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, reiterou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir a segurança do processo eleitoral.

“O evento salientou a confiança que a urna eletrônica representa, devido aos níveis de segurança e transparência, além do resultado que é quase imediato. Fui juiz e promotor eleitoral e acompanhei toda esta evolução da operação, por isto confio no processo eleitoral”, declara o presidente do TRE Amapá.

O Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2022 marca a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais, que, segundo o TSE, são um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para o seu funcionamento. Esses códigos dos sistemas eleitorais são para a conferência pela sociedade e a sua abertura é realizada pela Justiça Eleitoral em anos eleitorais.

Macapá, AP, 04 de outubro de 2021
Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá – AP, 68900-020
 
Foto: ASCOM TRE-AP
 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?