sábado, 30 setembro, 2023
spot_img

Programação da 21ª Semana Nacional dos Museus é realizada no TRT-8 com a participação de alunos da rede pública

O evento foi realizado no auditório Aloysio Chaves, no prédio sede do TRT-8 em Belém

Em virtude da 21ª Semana Nacional de Museus, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola Judicial (EJUD-8) e do Memorial Juiz Arthur Francisco Seixas Dos Anjos, da Justiça do Trabalho da 8ª Região, realizou o evento “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” no auditório Aloysio Chaves, no prédio sede do TRT-8, na manhã desta quarta-feira (17).

Com o objetivo demonstrar a importância dos museus, assim como aproximar o judiciário e a sociedade, o evento contou com a participação de alunos de quatro escolas da rede pública de Belém.

O evento contou com a participação do Presidente do TRT-8, Desembargador Marcus Augusto Losada Maia, e da Vice-Presidente, Desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga. Abrindo a programação, a curadora do Memorial TRT-8 e Desembargadora do Trabalho, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, enfatizou o quão é de suma importância a visitação de museus e o estudo da história para o melhor entendimento da sociedade atual.

“O estudo da história é fundamental para entendermos o nosso cotidiano. O museu não é lugar de algo antigo, e sim um local de conhecimento. Através da realização de visitas, temos a oportunidade de ter acesso ao aprendizado e é importante que os jovens tenham acesso a esse conhecimento”, enfatizou.

Os estudantes assistiram a palestra “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, realizada pela psicóloga e artista Otânia Freire. Durante a palestra, a psicóloga apresentou as formas de como os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas através da arte e da história.

“Os estudantes terem acesso à arte é potencializadora para eles, é muito bom, pois passa despercebido do quanto a arte tem ferramentas que podem fazer com que a gente se sinta bem e também ajuda a se conhecer melhor. Através da arte que os museus trazem, a gente consegue conhecer uma infinidade de vivências e de histórias. E ao chegar no espaço do museu, deveremos nos permitir se encantar por essas histórias”, concluiu.

O evento é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no qual o Memorial do TRT-8 (PA/AP) é inscrito. Além de mostrar a história da Justiça do Trabalho da 8ª Região, o evento é fundamental para despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela área do Direito.

Segundo Rosângela Gomes, coordenadora da escola estadual Magalhães Barata, os eventos realizados pela Justiça do Trabalho com a presença dos alunos da rede pública é imprescindível para que os estudantes possam ter conhecimento sobre a Justiça e assim ter interesse em ingressar nesta área.

“Eventos realizados pelo TRT-8 contribuem muito na formação dos alunos, porque nesse período eles estão assim em busca de qual é realmente o curso que eles devem escolher para a sua vida acadêmica. Essa é uma oportunidade que a Justiça do Trabalho oferece para os nossos alunos para que eles possam ter esse contato com a Justiça e saber como é que funciona o órgão. Houve uma vez que já ocorreu evento aqui no TRT-8 e uma aluna participou, neste momento despertou o interesse dela pela área do Direito. Atualmente, ela está se formando na faculdade de Direito, ou seja, esse tipo de evento é importante para somar tanto na vida acadêmica quanto na carreira profissional”, contou a coordenadora.

► Confira mais fotos da programação aqui.

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: https://www.trt8.jus.br/noticias/2023/programacao-da-21a-semana-nacional-dos-museus-e-realizada-no-trt-8-com-participacao-de

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?