sábado, 4 maio, 2024
spot_img

Projeto Clube da Leitura do TRE do Pará recebe escritor Salomão Larêdo

O encontro busca incentivar a leitura e é promovido pelo Tribunal, por meio da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Com uma vasta produção literária que soma 54 livros, o escritor paraense Salomão Larêdo participou do Projeto Clube da Leitura, na manhã desta quarta-feira (16), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará). O encontro busca incentivar a leitura e é promovido pelo Tribunal, por meio da Samos e da EJE.

O bate-papo ocorreu na Sala de Oficina da EJE, com a presença de servidoras (es), colaboradoras (es), estagiárias (os) e do secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios, e foi conduzido pela professora da Língua Portuguesa, Évora Borges, que explicou a dinâmica do encontro. “Essa é a primeira vez que o projeto recebe um escritor, por isso vamos ter esse primeiro momento de conversa, depois vamos abrir para as perguntas e, por fim, vamos fazer uma leitura compartilhada”, detalhou.

A dinâmica iniciou com o escritor falando um pouco sobre suas obras, seu trabalho e sobre a participação no evento. “Fiquei muito feliz com o convite porque gosto muito desse trabalho de formação de leitores por meio do qual posso ir nos espaços e falar sobre a importância do livro, do livro físico, aquele que podemos sentir o cheiro”, disse.

Em seguida, os participantes puderam fazer perguntas sobre os livros escritos por Salomão e sobre o seu processo de criação.

Para encerrar, cada um dos presentes leu um trecho do livro “Trapiche”, composto por textos curtos nascidos das observações do autor sobre as comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Sobre o autor

Salomão Larêdo é advogado, jornalista e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É natural de Vila do Carmo, no município de Cametá. É um escritor influente e um dos nomes mais importantes da cultura amazônica contemporânea com intensa atividade literária.

É atuante na democratização do acesso à leitura e a adoção de bibliotecas, fomentando a leitura e incentivando nova geração de leitores críticos. Fundou a Associação Paraense de Escritores, a União dos Escritores da Amazônia, criou o Jirau da Literatura e na companhia de colegas escritores e com a parceria da antiga Livraria da Fox e da editora Empíreo, criou a Feira Literária do Pará (Flipa), que tinha como objetivo valorizar os autores locais,criando também o Prêmio Nobre e o Prêmio Fox/Empíreo de Literatura.

Foi coordenador geral do programa Jornal e Educação, O Liberal na Escola, desde sua fundação em 1995 e com seu permanente projeto O Escritor na Escola, procura fomentar, em toda parte, a prática da leitura.

O escritor é ainda o único paraense a integrar o Dictionary of Literary Biography Style Manual no ano de 2019. A publicação, da editora norte-americana Bruccoli Clark Layman Book, contrata professores de universidades pelo mundo para escrever sobre escritores proeminentes de todos os tempos.

Fonte: ASCOM TRE-PA

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?