sexta-feira, 17 maio, 2024
spot_img

TRE-PA revê estrutura das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação: Representantes do Sindjuf-PA/AP mencionam atuação em favor da categoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) emitiu uma portaria recente ajustando a constituição das Comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e à discriminação.

Dentre as mudanças, a portaria dispensa alguns membros das Comissões e designa novos representantes, com destaque para a inclusão da servidora Keylaff Maria Alves de Miranda, indicada pelo SINDJUF PA/AP, e do servidor José Wilson Fernandes de Sousa, também indicado pela Entidade.

A nova composição das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação do TRE-PA inclui membros de diferentes zonas eleitorais e setores do tribunal, garantindo maior representativa.

Para o servidor José Wilson Fernandes, que também é coordenador do Sindjuf-PA/AP, esta é uma experiência desafiadora, porém importante.

“É um desafio participar da comissão, tendo em vista a complexidade do assunto, porém com a importância que o SINDJUF/PAAP tem dado ao tema, com realização de diversos eventos e acolhimento às pessoas vítimas de assédio, espera-se que cresça a prevenção a essa prática em todos as suas modalidades e níveis.”

A representante Keylaff Miranda diz que a presença do Sindicato nas Comissões é importante para assegurar que os trabalhadores sejam ouvidos, evitando essas violências nos ambientes de trabalho.

“A comissão de assédio moral é um passo para o enfrentamento de violências veladas contra trabalhadores e trabalhadoras, incluindo estagiárias e estagiários. A participação do Sindicato, SINDJUF-PA/AP, é fundamental para garantir ações que venham promover de fato o combate ao Assédio. Infelizmente muitos assediadores não se percebem como agressores e é uma luta de mudança de paradigma, cultural de comportamento e postura. Apesar de ainda não ter participado de nenhuma reunião neste novo período, estamos aguardando a primeira reunião deste novo ciclo, temos algumas propostas de ações educativas para contribuir no combate ao Assédio Moral. O Sindicato é fundamental pra ser o canal de comunicação com a gestão para estabelecer a relação impessoal e tirar do foco direto a/o trabalhadora(o), evitando assim a perseguição que infelizmente acontece.”

Confira a atual composição das Comissões

No 1º grau, a Comissão conta com a presidência do Juiz Antônio Francisco Gil Barbosa, e membros como os servidores José Gomes de Oliveira Filho, Suellen Silva dos Santos, Alkayde Assan de Sousa Farias e José Wilson Fernandes, representando o Sindjuf-PA/AP.

Enquanto isso, no 2º grau, sob a liderança do Juiz Marcus Alan de Melo Gomes, a Comissão inclui como membros, Lisia Regina Franco Dias e Ted Wilson Rodrigues Lobato, juntamente com a mencionada servidora Keylaff Maria Alves de Miranda.

Carta Aberta contra o Assédio e a Discriminação

Além da Portaria com a nova constituição das comissões, o TRE-PA também emitiu uma carta contra as práticas de assédio e discriminação.

Veja o conteúdo da carta:

Carta contra assédio

O Sindjuf-PA/AP continua sua representação e trabalho nas comissões a fim de lutar por um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os trabalhadores do PJU.

Fonte: Comunicação Sindjuf-PA/AP

*Foto/Crédito: Faustino Castro – TRE-PA

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?