Graças à mobilização de diversas entidades representativas, entre elas o Sindjuf-PA/AP, a ideia legislativa que propõe a criação de um auxílio-alimentação para aposentados e aposentadas do serviço público superou a marca de 20 mil apoios no portal e-Cidadania do Senado Federal. Com isso, a proposta avança para a próxima etapa e será transformada em Sugestão Legislativa, passando a ser debatida formalmente pelos senadores.
A proposta visa instituir a manutenção do auxílio-alimentação como uma forma de compensar a perda do benefício, que atualmente é pago apenas aos servidores e servidoras da ativa. A reivindicação das entidades é que o novo benefício seja incluído na Lei nº 8.112/1990, por meio de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Executivo.
A luta agora continua para garantir a tramitação e aprovação da proposta no Legislativo. O Sindjuf-PA/AP reforça o chamado para que mais servidores se engajem, acompanhando os desdobramentos e pressionando parlamentares em apoio à iniciativa.