sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Reajuste salarial. O que falta para conseguir?

Neste dia nacional de mobilização, Sisejufe realiza live conjunta com Sitraam e convoca categoria para atuar nas redes sociais

Nesta terça, dia 18, é Dia de Luta por reajuste para todo o funcionalismo. Sisejufe participa das mobilizações e realiza debate virtual sobre a situação salarial dos servidores do Judiciário.

Sem reajuste desde 2017, servidoras e servidores se mobilizam nesta terça-feira por recomposição salarial para todas as categorias do funcionalismo federal. A expectativa dos fóruns que organizam o Dia Nacional de Lutas e Mobilizações é de que seja a maior adesão das categorias a um movimento por reajuste desde 2015.

A partir das 19h (horário de Brasília) e 18h (horário do Amazonas), o Sisejufe realiza live conjunta com o Sitraam com o tema Reajuste salarial. O que falta para conseguir? , um debate sobre a situação salarial da categoria e as perspectivas e estratégias para a Campanha Salarial de 2022. Em ano eleitoral, é importante que o movimento ganhe força logo no início pois qualquer índice só pode ser aprovado até seis meses antes do início do pleito. Os diretores do Sisejufe Soraia Marca e João Victor Albuquerque e o presidente do Sitraam Luiz Cláudio Corrêa recebem como convidado Luiz Alberto Santos, doutor em Ciências Sociais, advogado e consultor da Fenajufe.

Luiz Alberto falará sobre a aprovação da Lei Orçamentária, sobre a reestruturação das carreiras e as perspectivas para um reajuste este ano. “A sanção da LOA coloca o desafio de buscarmos, ainda em 2022 e para 2023 em diante, a recuperação de perdas elevadas, num contexto fiscal e político problemático. Para entender a complexidade do tema, e suas possibilidades de encaminhamento e solução, é necessário não apenas uma análise das normas constitucionais e fiscais aplicáveis, mas das possibilidades que se colocam em um cenário que será fortemente influenciado pelo debate eleitoral”, diz o consultor.

► Para acompanhar a live, basta acessar o link sisejufe.org.br ou o Facebook do Sitraam no horário marcado.

#ReajusteServidoresJa

O Sindicato orienta servidoras e servidores do Judiciário Federal do Estado do Rio para que participem ativamente das manifestações online com a #ReajusteServidoresJa e com o envio de mensagens nas redes sociais do Ministério da Economia e do Supremo Tribunal Federal, pelo reajuste para todas e todos, denunciando a quebra de isonomia e a inconstitucionalidade de um reajuste apenas para algumas categorias, como quer o governo Bolsonaro.

No final de dezembro, o Congresso Nacional reservou, a pedido do presidente Bolsonaro, um montante de R$ 1,7 bilhão no Orçamento de 2022 para o reajuste do segmento dos policiais que representam penas 3% do total de 1,2 milhão de funcionários públicos da União.

Ao tentar agradar um segmento que considera sua base eleitoral, Jair Bolsonaro apela para um dispositivo inconstitucional que seria quebrar a isonomia de salários e proventos entre as categorias. Se o aumento prometido por Bolsonaro foi efetivado, haverá não só mais protestos como uma enxurrada de ações no Supremo.

Na sexta-feira, o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a Fenajufe participa como representante dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público decidiu participar dos atos do dia 18. Cinco dias antes, a Fenajufe já havia protocolado ofício endereçado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, solicitando uma audiência para tratar da questão salarial e pedir a garantia da isonomia na concessão de reajuste a todas as categorias.

Algumas categorias farão paralisação de 24 horas a partir da 00h desta segunda, entre elas os servidores e servidoras da Receita Federal – onde mais de 800 ocupantes de postos de chefias entregaram seus cargos em um ato coletivo de protesto após a aprovação de recursos para o reajuste apenas para os policiais.

Manuella Soares, especial para o Sisejufe.

Foto/Crédito: SISEJUFE

Fonte: https://sisejufe.org.br/noticias/reajuste-salarial-o-que-falta-para-conseguir/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?