sexta-feira, 27 maio, 2022
spot_img

Recomposição salarial: começa mobilização no serviço público

Ato em Brasília dá início às lutas das servidoras (es) públicos em 2022; pauta principal é aumento salarial e cancelamento da PEC 32; categorias exigem respeito

Servidoras e servidores públicos das três esferas dão pontapé inicial nas reivindicações que irão permear o ano de 2022.  Nesta terça feira (18), definido como “Dia Nacional de Lutas e Mobilizações” haverá mobilização conjunta.

A atividade é parte do calendário definido na reunião do Fonasefe ocorrida na última sexta-feira (14). Em Brasília está programado Ato conjunto em frente ao Banco Central (BC) na parte da manhã e a tarde na parte externa do Ministério da Economia.

A principal reivindicação das categorias é por recomposição salarial para todos. A mobilização está sendo construída desde final do ano passado quando o governo de forma descarada preteriu 97% das categorias do funcionalismo ao autorizar verba de R$1,7 bilhão para conceder aumento apenas para servidores da área de segurança.

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público também iniciou nesta segunda-feira (17) as mobilizações virtuais. As 19 horas recomeça o tuitaço semanal em defesa do serviço público, dos serviços e que neste ano ganha reforço com foco na recomposição salarial.  

A mobilização no Twitter da Frente Parlamentar conta com apoio da Fenajufe e diversas outras entidades parceiras. Em 2021 as mobilizações nas redes sociais foram determinantes para promover o recuo do governo em dar prosseguimento na tramitação da PEC 32. Para participar utilize a hashtag #ReajusteServidoresJa.

Em defesa do reajuste salarial para servidoras e servidores do PJU, a Fenajufe encaminhou ofício ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), requerendo tratamento isonômico a todos os servidores públicos e atuação em defesa dos servidores do PJU.

Outras atividades já foram definidas. Confira.

Calendário

– 18/01 – Participação com força total no Ato unificado dos servidores públicos em defesa do reajuste salarial para todos –

                – 10 horas – Concentração no Banco Central

                – 14 horas – Ministério da Economia

– 19/01 – Realização de reunião da Diretoria Executiva da Fenajufe virtual ampliada aos sindicatos filiados (Ampliadinha), das 17h às 20h, com participação de até três representantes por sindicato filiado, para aprofundarmos o debate sobre a campanha de recomposição salarial e táticas para o próximo período.

– 27/01 – 15 horas – Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais;

– 02/02 – Ato em Brasília por ocasião do retorno do recesso legislativo e judiciário (se a pandemia permitir);

– 14/02 a 25/02 – Entrar em estado de greve/ participar da jornada de mobilização, paralisações e luta em prol da isonomia/ recomposição salarial;

– 09/03 – Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.

A Federação orienta aos sindicatos filiados que puderem , aderir as programações propostas no calendário.

Outra orientação importante é para redobrarem os cuidados preventivos contra a Covid – 19. Nova onda da doença obrigou  o país a cancelar atividades presenciais e/ou que causem aglomerações.

A coordenação da Fenajufe  estará presente ao Ato em Brasília representando toda a categoria do PJU e obedecerá todos os protocolos e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

PS: As máscaras indicadas para maior proteção são os modelos PFF2 e N95

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Foto/Crédito: Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8486-recomposicao-salarial-comeca-mobilizacao-no-servico-publico

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.