As vuvuzelas voltaram a gritar representando a resistência e insatisfação das servidoras e servidores do PJU
A Fenajufe encerrou nesta quinta-feira (7), mais uma semana de mobilização intensa em defesa das servidoras e servidores do PJU e MPU, com pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) pela recomposição salarial e pela alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário – o NS.
Pela Fenajufe, participação das coordenadoras Soraia Marca e Denise Carneiro e do coordenador Fabiano dos Santos e Fábio Saboia. Presença também do Sintrajud/SP, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/CE e Sindjufe/BA.
Após reunião com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, na última quinta-feira (30) — que recebeu os dirigentes após forte mobilização do lado de fora — a Federação aumentou a pressão sobre todos os ministros, uma vez que, na ocasião, Fux afirmou categoricamente que não existe acordo na Corte.
A semana de mobilização começou com a retomada da recepção aos parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, na terça (5), contra o desmonte que o governo Bolsonaro está fazendo no serviço público. “Salário congelado, crescimento congelado, investimento congelado, orçamento congelado, vida congelada”, foi o mote da manifestação.
No mesmo dia, Fenajufe, Sindicatos de base e diversas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) foram até o Anexo II da Câmara para novo ato.
Ontem (6), a Fenajufe teve um dia movimentado: pressão com as vuvuzelas ao lado do Palácio do STF e na garagem por onde entram os ministros, além do trabalho corpo a corpo no Congresso Nacional. No Senado, a Fenajufe protocolou ofício direcionado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitando a leitura e discussão do PL 3662/21, que estabelece o NS para ingresso na carreira de técnico judiciário.
A Federação trabalha pela aprovação do projeto da forma como foi aprovado na Câmara dos Deputados — com duas importantes emendas articuladas pela Federação: a primeira que reconhece os cargos de técnicos e analistas como atividades essenciais à justiça; já a segunda acrescenta dispositivo para estabelecer o nível superior como critério de ingresso para o cargo de Técnico Judiciário.
► Confira o relato dos coordenadores sobre a semana de mobilização:
Fonte: Fenajufe