sábado, 27 abril, 2024
spot_img

Recomposição salarial: movimentação do presidente da Câmara pode alterar parcelamento

Fenajufe cobra autonomia do Supremo para manter parcelamento original no PL 2441/22

A poucos dias da votação do projeto de reajuste do Judiciário, a Fenajufe recebe com indignação a informação de que o presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP/AL) pretende aumentar o parcelamento na implementação da recomposição salarial dos servidores e servidoras do PJU e MPU para 4 anos.

A Fenajufe entende que essa proposta de ampliar o prazo para implementação do reajuste salarial da categoria fere a autonomia do Poder Judiciário e se manifesta com indignação a mais essa manobra do presidente da Câmara.

Nesse sentido, a Federação cobra posição firme da Suprema Corte para que o PL 2441/2022 seja aprovado com o parcelamento originalmente apresentado.

A Fenajufe reforça, ainda, que o reajuste de 18% não recompõe as perdas inflacionárias acumuladas no governo Bolsonaro, que até o momento correspondem a mais de 30%. No entanto, diminui, ainda que pouco, a defasagem salarial da categoria que está há seis anos sem recomposição. 

Em atuação reforçada em Brasília nesta semana de plantão ampliado, a diretoria da Federação solicitou audiência urgente com a presidenta do STF, ministra Rosa Weber, para tratar do tema.

Nos projetos de recomposição dos servidores do PJU e MPU (PL 2441 e 2442/2022) encaminhados ao Congresso Nacional pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Ministério Público da União, respectivamente, as parcelas serão pagas em dois anos, começando em abril de 2023 e terminando em julho de 2024.

Diante da informação sobre o aumento do parcelamento, a Federação intensificou as ações e articulação política no Congresso Nacional e no parlamento.Na terça-feira (14), os dirigentes se reuniram com a juíza auxiliar da presidência do STF, desembargadora Carmem Gonzáles e vários parlamentares para  expressar preocupação com essa proposta absurda do presidente da Câmara em ampliar o parcelamento.

Em conversa com o coordenador Thiago Duarte e demais coordenadores de plantão nesta quinta-feira (15), o relator do orçamento Marcelo Castro (MDB-PI) garantiu que os reajustes do Executivo, do Poder Judiciário e Ministério Público serão implementados em dois anos; Legislativo em quatro anos. Acompanhe:

Joana Darc Melo

Foto/Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/9453-recomposicao-salarial-movimentacao-do-presidente-da-camara-pode-alterar-parcelamento

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?