quinta-feira, 25 abril, 2024
spot_img

Recomposição salarial: MPF se compromete a apresentar proposta de 13,5% de reposição para servidoras e servidores

Proposta será encaminhada ao Conselho Superior do MPU e poderá ser pautada na reunião dia 05 de agosto

A reunião da Comissão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do MPU, da qual a Fenajufe faz parte, ocorrida nesta quarta-feira (20), trouxe avanço para a pauta da categoria. No encontro virtual, o secretário-geral adjunto do Ministério Público Federal (MPF), Paulo Roberto Sampaio Santiago afirmou que irá apresentar para a Administração, uma proposta de recomposição de 13,5% para servidoras e servidores.

Em caso de aprovação da proposta, sua implementação será feita de forma escalonada em três parcelas: duas em 2023 sendo uma em julho (5%) e outra em dezembro (3,97%) e a última em julho de 2024 (3,97%).

Esse desdobramento é um avanço na luta da categoria, há seis anos sem nenhum tipo de reajuste salarial. Mas ainda há um caminho a percorrer até que a vitória seja concretizada. Esse é apenas o primeiro passo.

Para que a recomposição seja alcançada é necessário o envio de projeto de lei pela Procuradoria Geral da República (PGR), o que, segundo o o secretário – geral adjunto, depende de discussões que ainda estão em curso com o Poder Judiciário. Por isso , a forte atuação e unidade das categorias continuam sendo fundamentais.

A Fenajufe reforça a necessidade de engajamento máximo no calendário de atividades aprovado pela Federação. A orientação é para os sindicatos intensificarem a pressão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e PGR para encaminhamento do projeto de recomposição do PJU e MPU

Uma vez enviados os projetos, será iniciada a luta pela aprovação no Legislativo. Nesse sentido, reforçar a atuação no Congresso Nacional é imprescindível.

Os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público da União têm até 12 de agosto para apresentar propostas orçamentárias, a fim de que o Ministério da Economia inclua a previsão de reajuste na no Projeto de Lei Orçamentária de 2023.

As mobilizações agendadas para o retorno das atividades legislativas devem ser intensificadas.

2 e 3/8 – Caravanas/delegações/representações em Brasília

2 e 3/8 – APAGÃO do Judiciário e MPU com paralisação de 24 ou 48 horas pela recomposição das perdas, cobrando o envio do STF e PGR de projeto ao Congresso Nacional.

Joana Darc Melo/Fenajufe

Foto/Crédito/Reprodução: Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/9073-recomposicao-salarial-mpf-se-compromete-em-apresentar-proposta-de-13-5-de-reposicao-para-servidores

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?