terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

Saúde mental no ambiente de trabalho é tema de roda de conversa no TRT-8

Roda de conversa faz parte da série de ações em alusão ao Dia da Saúde Mental

Promover um ambiente de trabalho saudável é uma forma de cuidar da saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, ajudar a aumentar a produtividade da equipe. É com esta proposta que o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT-8) promove, até o dia 27 deste mês, uma série de ações em alusão ao Dia da Saúde Mental. Nesta quarta-feira, 19, o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Servidores e Magistrados reuniu servidores para uma roda de conversa cujo tema foi saúde mental no ambiente de trabalho. A programação é realizada pelo Comitê, em parceria com a Coordenadoria de Saúde (CODSA), por meio do Setor de Suporte Psicossocial, e com a Seamb do TRT-8.  

A palestrante Fernanda Moura, assistente social do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), ressaltou a importância das empresas promoverem cada vez mais espaço para debater sobre a saúde mental no trabalho.

“O adoecimento mental é complexo, uma vez que envolve vários fatores: questões biológicas, casos na famílias e fatores sociais, por exemplo. A proposta é possibilitar que as empresas ampliem seu olhar para esse tipo de adoecimento, e entender também que nem sempre uma pessoa que sofre com transtorno mental ou comportamental, não vai contribuir com a empresa. Por isso é importante promover uma atenção adequada e o acesso correto à reabilitação”, pontuou.

Durante a roda de conversa foram abordados tópicos como absenteísmo, absenteísmo-doença, estigmas, saúde mental pós-covid, caminhos para o enfrentamento, entre outros.

A servidora Keila Cantão, lotada na 19ª Vara do Trabalho de Belém, aprovou a programação e ressalta a importância em discutir a temática no ambiente de trabalho. “O tema é muito válido e atual. Nós, servidores, não somos somente uma organização, somos pessoas e adoecemos, e é importante poder contar com uma rede de apoio quando precisar. Sem dúvida isso faz toda a diferença”, comentou a servidora.

Para Thamires Leite, assistente social da CODSA, a proposta é dialogar com os servidores e promover a auto-escuta de magistrados, servidores e do público externo.

“Primeiramente iniciamos com palestras para introduzir a temática da saúde mental, e agora com a execução de uma roda de conversa. Estamos ouvindo os servidores para identificar de que modo a temática chega até os servidores, e como isso impacta no ambiente de trabalho e também na sua vida familiar. E, a partir daí, abrir a condução do nosso trabalho enquanto CODSA”, afirmou.

Ainda dentro da programação, o TRT-8 promoverá no dia 27 de outubro uma oficina de lettering, que é a arte de desenhar letras em vez de simplesmente escrevê-las. O lettering é considerado uma forma de arte, adentrando no campo da arteterapia, que ajuda no bem-estar mental do ser humano. A oficina de lettering será ministrada pela artista Julia Leão. 

Serviço: Oficina de lettering com Julia Leão

Vagas: 15 pessoas por turma

Carga horária: 4 horas-aula

Horário: 8h30 às 12h30

Público-alvo: Público interno

#ParaTodosVerem: Sala de aula com paredes claras, teto branco e três lâmpadas embutidas no teto no formato retangular que chegam a quase formar um quadrado. Ao fundo, um quadro magnético branco que recebe a imagem projetada de um slide. Ao redor da sala, diversas cadeiras preenchidas por pessoas formam uma roda.

Foto/Crédito: ASCOM8

Fonte: TRT/8ª

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?