quinta-feira, 18 abril, 2024
spot_img

Seminário de Pesquisas Empíricas debate uso da inteligência artificial no Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove na próxima quinta-feira (20/10), os Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas às Políticas Judiciárias, que tem como objetivo a discussão de levantamentos voltados ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre magistrados, servidores, pesquisadores e estudantes, vai debater o uso da inteligência artificial (IA) na Justiça. O evento, que terá início às 17h, será transmitido pelo canal do CNJ na plataforma do YouTube.

O primeiro de painel será apresentado pelo servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Guilherme Silva Figueiredo. O pesquisador traz para o seminário “Athos, um estudo de caso sobre a inserção do STJ na Era da Inteligência Artificial”. No estudo, o autor buscou responder à seguinte questão: podemos vislumbrar um Judiciário equipado com ferramentas de IA capazes de fornecer suporte em suas tomadas de decisão mais críticas, ou seu uso será simplesmente restrito à automação de rotinas?

Na sequência Jairo Melo e Verônica Nascente dissertam sobre o Toth, ferramenta desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para recomendar classe e assuntos das ações na busca por uma classificação processual adequada. No estudo, os autores tratam do uso da inteligência artificial, da mineração de texto, do processamento de linguagem natural e do aprendizado supervisionado.

Seminários

Os Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias têm o objetivo de divulgar e debater metodologias, estratégias e resultados alcançados por meio de pesquisas desenvolvidas pelo CNJ. As edições também apresentam pesquisas e discussões de interesse do Poder Judiciário, promovem a troca de experiências entre interessados em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.

O público-alvo dos seminários são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, principalmente quem realiza ou esteja buscando aprimoramento para elaboração de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Serviço:

Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas às Políticas Judiciárias – Athos, TOTH e Berna: dados empíricos 

Quando: quinta-feira (20/10), às 17h
Ondecanal do CNJ no YouTube

► Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Foto/Crédito: CNJ

Fonte: https://www.cnj.jus.br/seminario-de-pesquisas-empiricas-debate-uso-da-inteligencia-artificial-no-judiciario/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?