Roda de conversa sobre o tema ocorreu nesta quinta-feira (20) no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE).
Servidoras, servidores e demais colaboradoras (os) do TRE Pará participaram na manhã desta quinta-feira (20) da roda de conversa “Câncer de Mama: Como Prevenir?”, como parte da programação do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O evento ocorreu no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), anexo ao prédio-sede do Tribunal.
A presidente do TRE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior estiveram presentes na programação com o intuito de incentivar os participantes na busca por diagnóstico precoce, ao acolhimento e tratamento da doença. “É importante que se diga que essa não é uma doença que atinge somente as mulheres, os homens também podem ter câncer de mama”, lembrou a desembargadora.
O encontro foi conduzido pelo oncologista clínico Williams Barra e pela assistente social Fernanda Moura, que integram as equipes do Serviço Médico e do Serviço Social, respectivamente, da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos/TRE Pará).
Na ocasião, o médico destacou a importância de se manter hábitos de vida como forma de diminuir os riscos de desenvolver o câncer. Entre esses hábitos, ele ressaltou os cuidados com a alimentação e a prática diária de atividades físicas. Além disso, apontou os sinais de alerta para procurar um médico com urgência e os exames de rastreamento para esse tipo de câncer. “Quando descoberto em fase inicial, as chances de cura são altas”, disse.
Fotos/Crédito: Thalles Puget
Fonte: Ascom TRE do Pará