Iniciativa voluntária promove o descarte correto de resíduos e contribui para a sustentabilidade e geração de renda
Servidores voluntários da Justiça Federal do Amapá realizarão, no dia 25 de abril de 2026, das 8h às 12h, a primeira edição do Ecoponto do ano. A ação ocorrerá na área externa do prédio da Seção Judiciária do Amapá (SJAP) e tem como objetivo incentivar o descarte adequado de resíduos sólidos, promovendo a sustentabilidade ambiental.
O Ecoponto é uma iniciativa solidária idealizada por servidoras e servidores da SJAP, alinhada ao Plano de Logística Sustentável da instituição. O projeto busca reduzir o volume de resíduos descartados de forma inadequada no meio ambiente, estimulando práticas sustentáveis e o reaproveitamento desses materiais.
A ação é aberta ao público, permitindo a participação de qualquer pessoa interessada. Para contribuir, os participantes devem realizar previamente, em suas residências, a separação dos resíduos recicláveis ou reutilizáveis, como plásticos, papéis, metais, roupas e lixo eletrônico. Recomenda-se que os materiais estejam limpos — especialmente embalagens como as de leite longa vida (tetrapak) — e, se possível, organizados por tipo (plástico, papel, metal) em sacos distintos, facilitando o processo de triagem.
Os resíduos arrecadados serão destinados a famílias e empresas que trabalham com reciclagem, transformando o material coletado em fonte de renda e promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.
► Materiais que podem ser entregues:
► Entre os principais itens recebidos no Ecoponto, destacam-se:
Plásticos: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de alimentos, sacolas plásticas, tampas plásticas, embalagens de higiene e beleza.
Papéis: livros, cadernos, jornais, revistas, caixas de papelão, folhas de papel, embalagens longa vida (tetrapak).
Metais: latinhas de alumínio, tampas metálicas, enlatados (como latas de milho, ervilha e conservas).
Vidros: por enquanto, receberemos apenas potes de vidro com tampa roscável (destinados ao banco de leite materno para armazenamento).
Outros: lixo eletrônico (TVs, aparelho de som e micro-ondas).
Fonte: Seção de Comunicação Social da SJFAP.






