Os servidores do Poder Judiciário da União (PJU) iniciam nesta sexta-feira (7/2) uma mobilização nacional em defesa de melhores condições de trabalho e pela valorização salarial. A campanha, que busca uma divisão mais justa do orçamento do PJU, será a primeira de várias ações previstas para este mês. A mobilização culminará em uma greve geral marcada para o dia 20 de março.
A principal pauta da campanha é a valorização salarial dos servidores, com foco em garantir a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas. A mobilização também exige uma revisão anual da tabela salarial e a criação de uma data-base, além de um orçamento adequado para atender as necessidades da categoria.
Entre as principais reivindicações, estão:
– Garantia de orçamento adequado para os servidores;
– Implementação do Adicional de Qualificação (AQ);
– Reajuste dos auxílios alimentação e pré-escolar, para alinhamento com os valores praticados pelo Tribunal de Contas da União (TCU);
– Construção de uma política salarial justa;
– Implementação do auxílio-nutrição.
A campanha ressalta a disputa orçamentária com os magistrados, que continuam sendo beneficiados com penduricalhos, enquanto os servidores têm seus direitos e benefícios negados.
O Sindjuf-PA/AP convoca todos os servidores a se unirem a essa causa, apoiando a mobilização. Para contribuir, os servidores podem disseminar informações sobre as pautas da campanha e acompanhar os desdobramentos dessa luta por justiça salarial e melhores condições de trabalho.
Outras mobilizações nacionais estão programadas para os dias 11 e 12 de fevereiro, com a expectativa de que, em março, a greve geral do dia 20 traga um impacto ainda maior na luta por um orçamento mais justo para os servidores do PJU.