sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Servidores e convidados do TRT-8 realizam exposição fotográfica

A mostra é aberta ao público em geral, das 8h às 13h.

Nessa quarta-feira, 17 de agosto, no espaço cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, foi aberta a exposição fotográfica “Olhares”, com obras feita por servidores do TRT8ª e convidados.

O evento tem como alusão ao Dia Mundial do Fotógrafo, celebrado no dia 19 de agosto. 

A exposição ficará disponível até 23 de setembro, de 8h às 13h, sendo obrigatório a apresentação da carteira de vacinação para acessar as dependências do Tribunal. 

A mostra apresenta mais de 60 obras, de quatro autores: dos servidores Alexandre Vergolino, Cristina Gemaque e Rosana Uchôa, além da artista convidada Natália Costa. As imagens retratam os pontos turísticos de Belém, as comunidades ribeirinhas e seu cotidiano, rios próximos à capital paraense e pelo mundo. 

“Todo fotógrafo tem a expectativa que seu trabalho seja visto, então, uma exposição no TRT-8 tem dois aspectos, o da visibilidade e o da credibilidade, pois a instituição é bem avaliada, isso de certa forma valida o trabalho do fotógrafo. As fotos retratam várias portas e janelas em diversos países, inclusive o Brasil, representado por Belém, em 04 fotos, caminho para às onze, Porta Roxa, Porta verde e Trem”, disse Cristina Gemaque.

A fotógrafa traz imagens que representam Caminho das onze, Janela em Santana, Janela na Grécia, Janela em Córdoba, Janelas em Minas, Janela na Argentina, Porta Roxa, Porta Azul e Trem e cartões-postais da série Diálogos com Belém antiga.

A arte para fotografar pode nascer de uma hora para outra, uns desde de muito jovens, já outro amor pela arte de retratar o cotidiano aflora ao decorrer da vida. A servidora Rosana Uchôa iniciou seu contato com as câmaras fotográficas em 2011, ao decorrer da carreira se especializou. “Sempre tive vontade de aprender as técnicas da fotografia, porque, quando comecei a viajar pelo Brasil e mundo, comecei a ver paisagens deslumbrantes e, a partir disso, comecei a fazer registros mais bonitos”, disse.    

A autora busca referência nas suas composições. “A partir da obra de Lasar Segall retrato de Margareth, Margareth foi a primeira esposa dele, partir dessa obra eu fiz uma pintura em aquarela, e depois eu fiz o trabalho final com uma sobreposição, modelo que eu gosto muito, aí a mistura exatamente, então é o intuito desta obra, foi justamente homenagear a Semana de Arte Moderna, que completou 100 anos, este ano”, explicou.  

Às vezes as inspirações estão em todos  os lados, pode ser uma árvore, um formiga ou uma porta com o simbolismo da passagem do tempo com o cotidiano das pessoas. A cidade das mangueiras é cercada de paisagem e monumento que ajuda contar os mais de 400 anos da cidade, desde os primeiros colonizadores, com o forte, a ameaça de bombardeio à capital caso não aderisse à independência do Brasil, e os anos de ouro da amazônia, onde se respirava a influência europeia.   

O servidor Alexandre Vergolino busca essas essenciais para a realização de seus trabalhos.  “Sou um apaixonado por Belém e comecei com fotos daqui! Cheguei a fazer uma exposição que era um comparativo de desenvolvimento dos monumentos da Europa com nossos monumentos, edificados na época da Belle Époque, período que Belém se confundia com cidades europeias”. 

Fotógrafa profissional há mais de 6 anos, a convidada Natália Costa traz temas que retratam uma simbologia artística filosófica da capital paraense, com olhares para dentro da cultura arquitetônica dos monumentos, e diz que temas que “sempre gostei de observar muito, mas a fotografia entrou a partir de um concurso de uma multinacional, selecionada para fotografar as atividades da empresa e a partida, então comecei a me especializar”.

A exposição ficará disponível até 23 de setembro, de 8h às 13h, sendo obrigatório a apresentação da carteira de vacinação para acessar as dependências do Tribunal. 

Fonte: Ascom TRT8ª, editado por Sindjuf-PA/AP

 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?