quinta-feira, 18 abril, 2024
spot_img

Servidores entram em estado de greve e novo ato agita semana em Brasília

Atividade será dia 18 no Ministério da Economia em protesto com o descaso do governo em negociar recomposição salarial 

Os representantes das entidades que compõem o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais (FONASEFE) reunidos na quinta-feira (10) definiram intensificar a pressão junto ao governo em busca de resposta quanto ao protocolo da pauta de reivindicações entregue em janeiro.

O coordenador Fabiano dos Santos representou a Fenajufe. Na reunião, os participantes aprovaram a realização de ato simbólico em frente ao Ministério da Economia na próxima sexta-feira (18). A data escolhida é em referência aos trinta dias de silêncio do governo em negociar o pleito com as categorias.

Os servidores e servidoras reivindicam 19,99% de recomposição salarial imediata referentes às perdas salariais do período entre janeiro de 2019 a dezembro de 2021, arquivamento da PEC 32 (Reforma administrativa) e revogação da Emenda Constitucional 95.

Esta semana dá início também ao estado de greve em todo o funcionalismo público com realização de assembleias estaduais e municipais que podem definir pela greve geral unificada a partir do dia 9 de março, conforme calendário já aprovado pelas categorias em janeiro.

Em ofício protocolado no Ministério da Economia na quarta-feira (9), o conjunto de servidores representado pelo Fonasefe e Fonacate solicita ao ministro Paulo Guedes imediata implantação de mesa de negociação para dialogar sobre o pleito, até o momento negligenciado pelo governo.

Atendendo pedido da Fenajufe feito na reunião do Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, os coordenadores da Frente deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e o deputado Rogério Correia (PT/MG), encaminharam proposta para realização de Comissão Geral do Plenário da Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir a legítima recomposição salarial reivindicada pelas servidoras e servidores públicos federais.

► Calendário:

  • 14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve; realização de assembleias nos estados.
  • 18/02/22 – Ato em frente ao ministério da economia às 9horas pela recomposição salarial de 19,99%.(ato será performático e terá transmissão ao vivo).
  • 23/02 Plenária Nacional das  Servidoras e Servidores Públicos Federais (virtual)18h.
  • 09/03/2022 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais.(se aprovada nas assembleias).

O FONASEFE orienta as entidades de base em cada estado e/ou cidade realizar atos no dia 18/02.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Foto/Crédito: FENAJUFE

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8593-servidores-entram-em-estado-de-greve-e-novo-ato-agita-semana-em-brasilia

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?