domingo, 19 maio, 2024
spot_img

Sindjuf-PA/AP e Sicoob Credijustra reforçam parceria em reunião para discutir mudanças na gestão e normativos que regulam as cooperativas de crédito

Na última quinta-feira, 2 de maio, o Sindjuf-PA/AP recebeu a visita de representantes da Sicoob Credijustra. O encontro entre as instituições contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credijustra, João Vasconcelos, que não só é gestor da cooperativa, mas também é filiado ao Sindjuf-PA/AP. Acompanhado pela gerente do Posto de Atendimento ao Cliente do TRT 8ª, Renata Correa, e pelo delegado eleito Ângelo Passos, também filiado ao Sindicato. Representando o Sindjuf-PA/AP, estiveram presentes os coordenadores Nilce Figueira e Waldson Silva, além do contador da entidade, George Melo, e o Assessor de Diretoria, Fabrício Acácio.

A visita que teve como objetivo principal fortalecer o relacionamento entre o Sicoob Credijustra e o Sindicato, também buscou esclarecer aos membros do Sindjuf-PA/AP, as principais mudanças na gestão e normativos que regulam as Cooperativas de Crédito e deliberações na AGO/AGE/2023, sendo elas:

Mudança na solicitação de empréstimo consignado

Dentre os pontos discutidos, destacou-se a atualização dos procedimentos para solicitação de empréstimo consignado, conforme as diretrizes do CMN – Banco Central e as Resoluções 4.966/2021 e 5.131/2024. Destacando a necessidade de informações cadastrais complementares para melhor acesso ao serviço, que garantirá maior segurança nas transações financeiras.

Sobre os limites de idade e valores para liberação de crédito, foi informado que a cooperativa atende até aos 85 anos com valores que variam de 25 a 400 mil reais a depender de algumas variáveis, tais como, atualização cadastral, política de crédito, as quais, define os limites operacionais e outras avaliações.

Mudança na forma de distribuição das sobras

Uma mudança significativa mencionada foi a forma de distribuição do resultado anual, chamadas de sobras. Em 2024, os valores, referente ao exercício de 2023, não foram depositados diretamente na Conta-corrente do cooperado, sendo as sobras do período, destinadas à correção do capital social e do fundo de contingência. Adicionalmente, informaram as medidas e ações preventivas visando atender as Resoluções CMN/BC 4.966 e 5.131 de 25/4/2024 e que garantirão a saúde e segurança financeira de todos os envolvidos.

Finalmente, foi destacado a regulação do Banco Central, sobre formação e utilização do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e social – FATES, que favorecem o compromisso da cooperativa em investir na formação de seus dirigentes, visando garantir uma gestão sempre eficiente e alinhada aos valores da instituição.

O Sindjuf-PA/AP agradeceu a visita de cortesia e espera que a parceria e o bom relacionamento com o Sicoob Credijustra permaneçam e que as novas mudanças mantenham a qualidade e benefícios aos cooperados.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?