Sindicato visita prédio para averiguar transtornos causados pela revitalização da fachada
O Sindjuf-PA/AP realizou uma visita no prédio da Justiça Federal do Pará nesta sexta-feira, 17 de maio, para investigar reclamações dos servidores sobre os transtornos ocasionados por uma obra de revitalização da fachada. Representantes do Sindjuf-PA/AP, a coordenadora Nilce Figueira, Mônica Genú e o Assessor de Diretoria, Fabrício Acácio, estiveram na 10º Vara Federal, na 8ª Vara, na Central de Conciliação e setores do térreo, locais onde a obra aparentemente tem causado muitos problemas, incluindo barulho, poeira e odor forte de produtos químicos.
Condições de trabalho
Durante a visita, o Sindjuf-PA/AP constatou que a obra estava em andamento desde o final do ano passado. Devido às condições adversas, uma circular foi emitida, orientando os magistrados das varas a liberarem os servidores para o teletrabalho, caso as condições se tornassem insuportáveis. Contudo, em setores como a 8ª Vara, onde há atendimento a pessoas em extrema vulnerabilidade, nem todos os trabalhadores podem ser liberados, pois o atendimento não pode ser interrompido.
Sugestões e diálogo com a administração
Durante as conversas com os servidores, uma sugestão levantada foi a tentativa de conciliar os trabalhos da obra, evitando aplicar produtos químicos fortes nos horários de maior movimento na Justiça. O Sindjuf-PA/AP também dialogou com o diretor de administração, José Luiz Rodrigues, sobre o teletrabalho e a falta de equipamentos adequados para os servidores que optarem pelo trabalho em casa.
Pedido de medidas para amenizar transtornos
Diante das preocupações levantadas, o Sindicato informou ao diretor que irá providenciar um pedido administrativo direcionado ao diretor do Foro. A solicitação incluirá a liberação de equipamentos de trabalho para os servidores realizarem o teletrabalho, além de recomendações para resguardar a saúde de todos os trabalhadores que circulam no prédio durante a obra. Ademais, o Sindicato se compromete a encaminhar o pedido às Varas, visando garantir que os magistrados responsáveis adotem as recomendações delineadas no comunicado distribuído aos setores pertinentes.
O Sindjuf-PA/AP está comprometido em assegurar condições de trabalho adequadas para os servidores da Justiça Federal do Pará. E lembra que é de extrema importância que os servidores que sintam qualquer tipo de insegurança em relação às condições laborais busquem o apoio e orientação do Sindicato. Estamos acompanhando de perto a situação. Ressaltamos ainda que as metas institucionais não devem jamais se sobrepor à saúde e bem-estar dos servidores da JF-PA.