Na manhã desta quarta-feira (07/08), os representantes do SINDJUF-PA/AP que estão no Amapá para cumprir o calendário de visitas, reuniram-se com servidores lotados na Seção Judiciária Federal do Pará. Na pauta da reunião estavam as discussões e os encaminhamentos sobre o Plano de Cargos Carreira e Remuneração e sobre a Proposta de Recomposição Imediata, proposta pela FENAJUFE.
Plano de Cargos Carreira e Salário realidade que precisa sair do papel
O Coordenador de comunicação do Sindicato, Waldson Silva, enfatizou em sua fala, que os sindicatos e a FENAJUFE, tem se esforçado para pautar as propostas no Fórum de Carreira do CNJ, e que estas discussões tem sido feitas a pelo menos duas décadas, porém, por conta da realidade da defasagem salariais, as discussões acabam sendo paralisadas, para que se discuta as questões prioritariamente de salários. Segundo o coordenador, nesses últimos anos, a discussão começa com o PCCS e acaba que no meio do caminho, perde-se um “C”, que é o de carreira. Para o coordenador, não que os salários não sejam importantes, ao contrário, a remuneração é um fator prioritário, no entanto, é necessário buscar a melhoria das condições de trabalho, dando melhor qualidade e atratividade para a carreira dos Servidores do Judiciário.
Reajuste imediato, defesa será feita durante a assembleia dos grupos de trabalho no CNJ
O Assessor Parlamentar da FENAJUFE e do SINDJUF-PA/AP, Alexandre Marques, falou sobre a proposta de reajuste imediato pautado no CNJ, e que visa recompor as perdas salariais que os servidores tiveram nos últimos anos.
Segundo o Assessor Parlamentar, a FENAJUFE, apresentou um estudo onde são demonstrados os índices de defasagem salarial dos servidores do judiciário. Ainda, o Assessor ressaltou que a proposta inicial das Entidades Sindicais junto a FENAJUFE, é de que a recomposição se dê no vencimento base, e não na Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ).
Alexandre Marques também ressaltou, que para que estas propostas possam ser aprovadas, é importante a mobilização e a união da categoria, pois ensejara em um esforço, seja para que o CNJ aprove a proposta, seja para que o Supremo encaminhe ao Congresso Nacional, seja na tramitação nas casas legislativas. Todos os caminhos serão ultrapassados, somente se houver empenho e mobilização da categoria.
Campanha de Fortalecimento do Sindicato
O Advogado do Sindicato, Dr. João Anjos, ressaltou a importância do fortalecimento da Entidade Sindical, através das filiações. Lembrou que um Sindicato forte, tem muito mais poder de negociação e que hoje, grande parte da Magistratura, é vinculada as suas Entidades Associativas, e que historicamente, estas Entidades, tem garantido vitórias para essa categoria. Assim, o advogado, convocou os servidores para se filiarem e para participarem das mobilizações e campanhas do Sindicato, sejam na busca pela melhoria salarial, sejam nas melhorias das condições de trabalho.
Sindicato na Luta Contra o Assédio Moral, Assédio Sexual e a Discriminação no Judiciário
O Assessor da Diretoria do SINDJUF-PA/AP, Fabrício Acácio, ressaltou que o Sindicato vem atuando nas Comissões de Combate e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual nos locais de Trabalho e que embora estas comissões tenham sido criadas a pouco tempo, os Sindicatos já promovem discussões sobre o combate ao Assédio Moral a bastante tempo. Na oportunidade, foi informado que atualmente a representante da Entidade na Comissão da JF/AP, é a Servidora Angela Marina Alves.
Ainda, reforçou a importância dos servidores em denunciarem tais práticas abusivas e que o Sindicato está sempre disponível para atender e acompanhar os servidores nestas questões, sobretudo porque, essas formas de violência, provocam diversos outros problemas de saúde para os servidores.
Gestão da JF/AP, apoia pauta do Sindicato
O Diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Amapá, Dr. Maurício Pinheiro de Santana, participou da Reunião do Sindicato com os Servidores, na ocasião ressaltou a importância das melhorias para a categoria, reforçando inclusive que muitos servidores, acabam saindo da carreira, por conta da defasagem e por não possuírem condições mais atrativas que os mantenham no Judiciário. Nesse sentido, entende que o PCCS, é um passo importante, para essa manutenção dos quadros de servidores hoje dentro do Judiciário.
Na oportunidade, o Sindicato agradeceu à Gestão da Seção Judiciária Federal do Amapá, pelo apoio na seção do espaço para a Reunião, e por auxiliar na divulgação da atividade Sindical.
O Coordenados Waldson Silva, agradeceu ao Dr. Alex Lamy de Gouvêa, Juiz Diretor do Foro, por ter recebido o Sindicato, assim como também ao Dr. Maurício Pinheiro, que também participou da Reunião com o Diretor do Foro e hoje esteve na reunião com os Servidores.