sexta-feira, 29 março, 2024
spot_img

Tem dinheiro esquecido? Dia 7 começa período de agendamento

Quem perder os prazos poderá solicitar o resgate em uma repescagem ainda no mês de março e, perdendo outra vez, após 28 de março terá mais oportunidade

A partir do próximo 7 de março, segunda-feira, brasileiros e brasileiras que têm valores esquecidos poderão saber de quanto será e como solicitar o resgate. O dinheiro esquecido pode ser proveniente de diversas fontes, o que inclui valores referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo; cotas de capital; valores de consórcio e tarifas cobradas indevidamente entre outras.

 A Consulta estará disponível no site valoresareceber.bcb.gov.br.

Mas atenção, o Banco Central escalonou por períodos baseados no ano de nascimento dos contribuintes, para a realização dos agendamentos. Pessoas nascidas antes de 1968 já poderão agendar entre 7 e 11 de março. Para nascidos entre 1968 e 1993, o período de agendamento dos recebimentos é de 14 a 18 de março. E por fim, contribuintes nascidos após 1983 que têm valores a serem restituídos, poderão agendar a restituição entre os dias 21 a 25 de março.

Segundo o Banco Central, quem perder esses prazos poderá solicitar o resgate em uma repescagem ainda no mês de março e, perdendo essa também, após 28 de março terá mais oportunidade de solicitar esse resgate:


Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)

Período de agendamento (consulta e resgate)

Data de repescagem (para quem perder a data agendada)

Antes de 1968

7 a 11/3

12/3

Entre 1968 e 1983

14 a 18/3

19/3

Após 1983

21 a 25/3

26/3


O Banco Central orienta:

Quando receber a data, confira se você foi agendado(a) para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação.

Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera.

Ressaltamos que não é possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central NEM dentro do sistema Registrato. Todas as consultas e solicitações serão feitas exclusivamente em valoresareceber.bcb.gov.br.

Atenção: hoje basta seu CPF ou CNPJ, mas você precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate. NÃO será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

Não caia em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.brNÃO enviaremos links e NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

► Consultando se existe dinheiro esquecido

Caso você ainda não tenha realizado a consulta para saber da existência – ou não – de valores a receber, saiba como consultar e fazer o resgate dos recursos:

1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;

2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;

3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;

4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.

Como realizar o cadastro Gov.br?

O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do governo federal.

Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.

E, caso você não tenha um login, se cadastrar é simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);

Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.

Luciano Beregeno, com informações do BaCen

Foto/Crédito: Daniel Isaia/ Agência Brasil (FOTOS PÚBLICAS) – imagem licenciável

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/8632-tem-dinheiro-esquecido-dia-7-comeca-periodo-de-agendamento

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?