O evento virtual aconteceu em colaboração com os TREs do Rio Grande do Norte e Distrito Federal
Nesta quarta-feira, 3, aconteceu a palestra virtual com o tema “Uso da Linguagem Simples na Justiça Eleitoral”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) em colaboração com os TREs do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal. O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, contou com a visualização de aproximadamente 300 internautas.
Para promover o uso da Linguagem Simples na Justiça Eleitoral, os tribunais parceiros estabeleceram um Termo de Cooperação Técnica para a realização da palestra online. Além disso, o TRE-AP aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (Recomendação Nº 144), que visa facilitar a compreensão das decisões judiciais e melhorar a comunicação com a sociedade a partir da adoção de medidas, iniciativas e projetos voltados à Linguagem Simples.
A juíza eleitoral Dra. Ana Paula Barbosa Nunes, Coordenadora do Laboratório de Inovações do TRE-RN (LIODS Alzira Inova), ministrou o evento que buscou garantir o compartilhamento de ações relacionadas à Linguagem Simples, como forma de enriquecer a pauta entre os tribunais.
“A Linguagem simples surge como uma solução para a ampliação do acesso à justiça”, disse a juíza.
Durante a palestra, foram discutidos temas como o Selo da Linguagem Simples, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como forma de incentivar os tribunais para a adoção dessa forma de linguagem em suas comunicações com o público, além de conceitos e a importância dessa abordagem.
“A Linguagem Simples ajuda a garantir que todas e todos possam entender e participar do processo eleitoral. Com isso, promovemos a inclusão, transparência e eficiência. Estamos, dessa forma, construindo um TRE-AP mais acessível e próximo das cidadãs e dos cidadãos”, afirmou o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages.
Linguagem Simples na Justiça Eleitoral Amapaense
No mês de junho, o TRE Amapá lançou a campanha “Simplifica TRE-AP: + Simples + Acessível”, visando tornar as informações institucionais mais claras e acessíveis, eliminando barreiras na comunicação com a população. Através de cards ilustrativos e vídeos nas redes sociais, o programa de Linguagem Simples busca garantir que todos, independentemente de sua escolaridade ou conhecimento jurídico, possam entender as informações disponibilizadas pelo tribunal.
“Estamos fazendo campanhas para conscientizar sobre a importância de uma comunicação clara. Também estamos capacitando magistradas e magistrados e servidores para que usem a Linguagem Simples no dia a dia”, concluiu o presidente do TRE-AP.
► Confira a palestra na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=Bfb3h8fuobo
Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Foto/Crédito: ASCOM TRE-AP
Fonte: https://www.tre-ap.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Julho/tre-amapa-promove-palestra-sobre-linguagem-simples-na-justica-eleitoral