quinta-feira, 28 março, 2024
spot_img

TRE-AP capacita policiais militares para atuação conjunta com a justiça eleitoral

Policiais militares receberam instruções, foram informados sobre atualizações na legislação e esclareceram dúvidas

Nessa terça-feira, 20/09, o Tribunal Regional Eleitoral de Amapá, promoveu capacitação para cerca de 400 policiais militares designados para atuar no primeiro turno das eleições 2022.

A abertura foi feita com a palavra do presidente do TRE-AP, Des. Gilberto Pinheiro e o treinamento seguiu ministrado pelo corregedor Des. João Lages.

Durante o curso, os policiais militares receberam instruções, foram informados sobre atualizações na legislação, puderam esclarecer dúvidas de condutas e procedimentos para o trabalho conjunto com a justiça eleitoral.

Para o capitão Fábio Silva, é missão da Polícia Militar garantir a ordem pública, daí a importância de alinhar o conhecimento de todos os envolvidos na realização das eleições de 2022. “Nosso efetivo já vem se preparando para esse período eleitoral. É muito trabalho! Esse curso de alinhamento com o TRE/AP nos traz uma visão mais ampla das práticas eleitorais e nos dá embasamento para agir com segurança nas situações mais recorrentes que possam interferir no dia do pleito” disse o participante do treinamento.

Entre os temas abordados, destaque para combater a prática de crimes eleitorais, os procedimentos da Justiça Eleitoral para a véspera e o dia do pleito, e as situações mais recorrentes no dia da eleição, como a prática de boca de urna, transporte ilegal de eleitores, uso de celulares na cabine e porte de armas.

“Todas essas regras já existiam, inclusive a regulamentação para o uso de celulares e o porte de armas no dia da votação. Mas, nós estamos vivendo uma eleição polarizada e que as vezes, os ânimos se exaltam. Então a gente pede para população para que mantenha a tranquilidade no pleito para nada atrapalhar o momento da votação. Temos que tomar uma decisão. Ao final uma pessoa tem que ser eleita e temos que manter a ordem, respeitar a vontade da maioria e continua vida democrática que esse pais tem e merece! ”, disse o corregedor João Lages.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?