terça-feira, 25 janeiro, 2022
spot_img

TRE-AP lança projeto de atenção aos eleitores analfabetos

O TRE-AP apresentou na última sexta-feira, 6, à comunidade do município de Serra do Navio, o Projeto ABC da Cidadania – Formando Cidadãos e Transformando a sociedade.

O Projeto tem o objetivo de implementar uma política de atenção aos eleitores analfabetos, a fim de que eles participem ativamente da sociedade.

A meta principal do projeto é alfabetizar pelo menos 50% do eleitorado do estado, dos 16 aos 35 anos e acima de 80 anos. Para os eleitores entre 35 a 79 anos, a finalidade é uma redução de 30% na taxa de analfabetismo.

Serra do Navio é o primeiro município a aderir ao ABC da Cidadania tendo firmado Termo de Cooperação Técnica com o TRE em 2 de julho de 2021. 

Programa ABC da Cidadania

O ABC da Cidadania foi inspirado em uma iniciativa do TRE do Piauí, e foi elaborado a partir dos dados apresentados no Amapá em 2019: 3,71% do eleitorado declarou-se analfabeto, um total de 17.308 pessoas, que em sua maioria são homens negros ou pardos, acima de 60 anos.

Reduzindo o índice de analfabetismo dos eleitores amapaenses, o TRE pretende além de conscientizar a população sobre a importância do voto, e da participação das pessoas, da incluí-las no processo político, por meio da educação.

Orçado em cerca de três milhões de reais, a verba destinada ao ABC da Cidadania será utilizada para contratar estudantes de Pedagogia, Letras e Sociologia, que serão selecionados pelas secretarias municipais para auxiliar na alfabetização dos participantes do projeto. Todos os eleitores receberão ao fim do curso, um diploma e um novo título de eleitor, no qual será substituído o “Não Alfabetizado”, por sua própria assinatura.

*Com informações da ASCOM TRE-AP 

Imagem / Reprodução

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.