segunda-feira, 30 janeiro, 2023
spot_img

TRE inicia treinamento para zonas eleitorais em Marabá

Entre os temas abordados estão Orientações Gerais, Geração de Mídias, Urna Eletrônica, Manuseio de Urna, Preparação de Urna, Transporte e Sistema de Totalização (Sistot).

O Treinamento de Sistemas Eleitorais das Eleições 2022 teve início na segunda-feira (15), no cartório eleitoral do município de Marabá, no sudeste paraense, e segue até a próxima sexta-feira (19).

O público-alvo dos dois primeiros dias foram as (os) servidores das zonas eleitorais localizadas na região, totalizando 22, mas ainda participam nos dias seguintes chefas (es) de cartórios e magistradas (os).

Além de servidoras (es) de Marabá, participam do treinamento também as zonas eleitorais que abrangem municípios próximos como Novo Repartimento, São Geraldo do Araguaia, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Itupiranga, entre outros.

O conteúdo programático do treinamento abrange temas como: Orientações Gerais, Geração de Mídias, Urna Eletrônica, Manuseio de Urna, Preparação de Urna, Transporte e Sistema de Totalização (Sistot).

Os instrutores desses primeiros módulos foram a servidora Silvia Rodrigues e o servidor Jeefson Menezes, com a supervisão do chefe da Seção de Votação Eletrônica (SVE), Dave Pinheiro.

Jeefson explicou logo no início do treinamento que a ideia não é fazer com que as (os) participantes saiam do treino com todos os procedimentos decorados. “São muitas informações, por isso queremos que todos vocês compreendam bem todo esse funcionamento”, disse.

O período da manhã foi dedicado à parte teórica e na parte da tarde, entre outras coisas, as (os) participantes puderam experimentar alguns procedimentos práticos, como colocar cargas nas urnas.

O segundo dia de treinamento iniciou com as boas-vindas do secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz, que reforçou a importância do treinamento e se colocou à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas sobre o assunto. A programação da manhã foi dedicada à parte teórica e continuou com a prática que abordou o Bgan, com orientação do servidor Arnaldo Duarte.

Entre os participantes está o servidor da 24ª Zona Eleitoral, em Conceição do Araguaia, Yuri Froes, que vai atuar nas eleições pela primeira vez de forma mais efetiva e, por isso, quer estar bem preparado para enfrentar esse momento. “O treinamento tem sido muito bom porque estamos conseguindo ver tudo na teoria e na prática, o que nos deixa mais seguros”, opinou ele, que vai repassar os conhecimentos aprendidos às (aos) mesárias (os) que vão atuar na ZE.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

Latest Posts

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.