Todos receberam certificados pelos serviços prestados em prol da democracia do país
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) homenageou 90 mesárias e mesários que atuaram as eleições do estado. A cerimônia ocorreu durante a Sessão Extraordinária Administrativa, no Plenário Antônio Koury, na manhã deste sábado (3) com a presença da Corte Eleitoral, presidida pela presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
A presidente do regional destacou que a homenagem integra as comemorações pelos 90 da instalação da Justiça Eleitoral do país. “Estamos honrados em homenagear as mesárias e mesários que tanto contribuem para a democracia deste país e nesse evento que marca o encerramento das homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral”, ressaltou.
O vice-presidente do Tribunal, o desembargador corregedor, Leonam Gondim da Cruz Júnior, também destacou a importância do trabalho dessa categoria. “A cada dois anos, o trabalho anônimo dessas pessoas nos permite fortalecer a nossa democracia”, reforçou.
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Elaine Santana detalhou como foi feita a escolha dos 90 homenageados. “A seleção foi feita pelo setor de Tecnologia da Informação do TRE, a partir do número de convocações dos trabalhos eleitorais e, assim, chegamos aqueles que por mais tempo atuam nas eleições do Pará. Por isso, entregamos os certificados a 102 pessoas por conta de empates”, justificou.
A cerimônia contou com a presença do mesário que por mais tempo atuou na função, Raimundo Nonato Medeiros. “É um imenso prazer participar deste evento pelos 90 anos da Justiça Eleitoral, na qual atuo há 40 anos, em várias funções. Sinto-me feliz por prestar esse serviço desde os tempos em que as urnas eram de lona. Acompanhei todo esse processo até chegarmos à urna eletrônica. Digo que sempre estarei pronto para prestar esse serviço sempre que desejarem”, disse ele, que atua na função de mesário há 24 anos.
O servidor público Ednaldo Moreira foi outro mesário homenageado. “Comecei também quando as urnas ainda eram de lona, há muitos anos. Sinto-me feliz por colaborar com a Justiça Eleitoral com esse trabalho”, destacou.
Todos receberam certificados pelos serviços prestados em prol da democracia do país e receberam certificados em agradecimento, entregues pelos membros da Corte e por secretárias do Tribunal.
Ao final, os presentes foram homenageados com música pela servidora Patrícia Sabóia, acompanhada pelo servidor Rodrigo Valdez nos teclados que apresentaram a canção “Novo Tempo”, de Ivan Lins.
Texto: Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará)
Fotos/Crédito: Irene Almeida
Fonte: TRE-PA