sábado, 20 abril, 2024
spot_img

TRE Pará conclui ‘Votos de Esperança’ em parceria com organização social

Desenvolvido com a Fábrica Esperança, o projeto transforma urnas de lona inservíveis em mochilas e bolsas ecológicas.

Na segunda-feira, 10, o TRE do Pará recebeu a última remessa de bolsas, mochilas, lixeiras para carro e estojos para lápis feitos a partir de urnas de lona inservíveis. O projeto, denominado ‘Votos de Esperança’, é resultado da parceria do TRE com a Organização Social Associação Polo Produtivo Pará, que administra a Fábrica Esperança. No total, durante um ano, mais de 3000 urnas de lona foram utilizadas na produção de 722 objetos.

O ‘Votos de Esperança’ consiste na transformação de urnas de lona inapropriadas para o uso em produtos ecológicos. A confecção dos itens é um trabalho das egressas e dos egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Pará atendidos (as) pela Fábrica Esperança. 

O projeto foi idealizado e realizado pelo TRE Pará, por meio da Secretaria de Administração do Tribunal, no primeiro ano de gestão da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que assumiu a presidência do Regional em janeiro de 2021. 

“Neste projeto, a transformação tem um sentido mais amplo do que a gente imagina, pois garante a sustentabilidade, por meio do reaproveitamento, que resulta em sacolas e mochilas. As mãos que produzem isso são das egressas e dos egressos do sistema prisional que estão se ressocializando, aprendendo uma profissão para poderem retornar à sociedade com a dignidade que merecem”, afirma a presidente do TRE do Pará.

Para a secretária de Administração do Regional, Hérika Sodré, “o projeto Votos de Esperança foi uma solução sustentável e inovadora para aproveitamento das urnas de lona inservíveis”. De acordo com a secretária, a iniciativa trouxe benefícios diretos para o Tribunal, como o recebimento sem ônus de mais de 500 itens produzidos e a liberação do espaço físico que era destinado para a guarda do material. De outra forma, o projeto também apresenta   um ganho social ao contribuir com a geração de emprego e renda para as egressas e os egressos do sistema penitenciário. “É uma parceria público-privado que economiza recursos públicos, colabora com o meio ambiente e enfatiza a responsabilidade social das instituições”, finaliza a secretária de Administração. 

O Acordo de Cooperação, firmado no primeiro semestre de 2021, determina que a Organização Social Polo Produtivo Pará é responsável pela higienização das urnas de lona e fornecimento de insumos necessários para transformá-las nos produtos ecologicamente sustentáveis. 

De acordo com a coordenadora Comercial da Associação Polo Produtivo, Lea Maria Braúna, “o TRE Pará foi a primeira instituição que nos apoiou no sentido de começar um trabalho feito a partir do descarte de material. Essa inciativa mostrou o nível de conscientização do Tribunal, além da grande repercussão positiva do projeto entre os egressos e egressas”. 

Do total de itens produzidos, 20% retornaram para o TRE e 80% serão comercializados pelas pessoas assistidas pela Fábrica Esperança. “Tivemos um aproveitamento grande. Em nível de conhecimento do descarte consciente, do reaproveitamento, esse projeto foi muito importante. Espero que isso seja apenas um embrião”, conclui Lea.

Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

Foto/Crédito: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.

Fonte: https://www.tre-pa.jus.br/imprensa/noticias-tre-pa/2022/Janeiro/tre-para-conclui-2018votos-de-esperanca2019-em-parceria-com-organizacao-social

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?